O Vitória Sport Clube foi batido pelo Tondela nas grandes penalidades, depois de ter empatado (1-1) no tempo regulamentar no primeiro jogo do Torneio da Póvoa de Varzim
O sentido de oportunidade de André Silva foi praticamente uma exceção à regra entre os jogadores do Vitória Sport Clube no primeiro desafio do Torneio da Póvoa de Varzim, diante do Tondela. Muito perdulários na finalização, os conquistadores não conseguiram traduzir em golos o maior volume de jogo na primeira parte, depois de o avançado brasileiro ter faturado aos 39 minutos, e acabaram surpreendidos, com Roberto a aproveitar uma falha de marcação na área para repor a igualdade (76 minutos). Com quase dois mil adeptos vitorianos presentes na bancada norte do Estádio do Varzim SC, o resultado (1-1) já não se alterou dentro do tempo regulamentar e, na decisão das grandes penalidades, a equipa beirã levou a melhor por 4-2 (Safira e Zé Carlos converteram com êxito para o Vitória).
Apurado o êxito da equipa beirã, que voltará a disputar o segundo escalão profissional na próxima temporada, os comandados de Moreno Teixeira defrontam agora o Varzim neste domingo (17h00), naquele que será o jogo de atribuição do terceiro e quarto classificados deste quadrangular – Benfica (bateu o Varzim também nos penáltis) e Tondela disputarão a final. Para trás ficaram bons momentos de futebol da parte do Vitória SC que andaram, paradoxalmente, de braço dado com momentos de absoluto desperdício. Só mesmo Jota Silva esteve realmente próximo marcar, antes ainda de André Silva ter inaugurado o marcador. A passe de Dani Silva, o atacante apareceu em boa posição a rematar já centro da área, mas Ricardo Silva aplicou-se e com uma defesa notável evitaria o pior. Na segunda parte, o futebol do Vitória SC baixaria uns furos consideráveis em termos de intensidade e o Tondela aproveitou-se disso, aparecendo mais vezes com perigo junto da baliza à guarda de Bruno Varela.
Num jogo muito condicionado pelo vento, Moreno Teixeira apresentou de início Bruno Varela, Tounkara, André Amaro, Mikel Villanueva, Maga, Tomás Händel, Dani Silva, João Mendes, Afonso Freitas, Jota Silva e André Silva. Ao longo da partida, entraram ainda em ação pelo Vitória SC os jogadores Manu Silva, Zé Carlos, Ni Rodrigues, Nelson da Luz, Diogo Sousa, Safira, Bruno Gaspar, Adrián Butzke, Alberto e Gonçalo Nogueira. Já o central Tomás Ribeiro e o médio-ofensivo Nuno Santos, igualmente incluídos na convocatória, cumpriram treino físico antes da partida, dando seguimento ao programa de preparação que lhe foi traçado depois de terem sido contratados muito recentemente.