fbpx
preloader

Uma lança na Eslovénia na viragem do centenário europeu

O Vitória Sport Clube vai jogar pela primeira vez na Eslovénia, diante do NK Celje. Em competições da UEFA, será o 23.º país visitado pelos conquistadores

O historial do Vitória Sport Clube em jogos europeus é vasto, mas ainda há uma página em branco que será escrita nesta quinta-feira, frente ao NK Celj, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Pela primeira vez, o clube vai atuar na Eslovénia e, ao mesmo tempo, descolar da soma dos 100 jogos europeus, alcançada, por coincidência, no mesmo ano em que festejou o centésimo aniversário. Em andanças da UEFA, os conquistadores já atuaram em 22 países, com a Espanha a liderar essa lista como nação mais vezes visitada, por ocasiões de partidas com Atlético de Madrid (em duas ocasiões), Real Sociedad, Barcelona, Sevilha e Bétis. A Bélgica (cinco visitas) e a Inglaterra (quatro) surgem em segundo e terceiro lugar, respetivamente, no mapa dos países sinalizados pelos conquistadores.  

Por ordem decrescente (a partir dos países mais vezes visitados), o Vitória SC também já atuou na Alemanha, Chéquia, França, Países Baixos, Turquia, Áustria, Croácia, Dinamarca, Escócia, Hungria, Itália, Suíça, Eslováquia, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Roménia, Suécia e Rússia, e prepara-se para avançar para a segunda participação na Conference League, competição criada em 2021/22, depois de se ter qualificado para uma prova da UEFA pela segunda época consecutiva, o que já não se verificava desde 1997/98. A ocupar atualmente o lugar 155 no ranking da UEFA, o clube já experimentou, de resto, todas as competições europeias possíveis: Taça das Taças (dois jogos), Intertoto (12), Liga Europa (72), Taça das Cidades com Feiras (oito), Liga dos Campeões (dois) e Conference League (quatro).

Para o primeiro jogo oficial da época 2023/24, o técnico Moreno Teixeira depara-se com apenas duas baixas (Telmo Arcanjo e Ricardo Mangas) e um adversário prestes a estrear um novo treinador, após empatar (2-2) com o NK Aluminij, na primeira jornada liga da Eslovénia. Roman Pylypchuk deixou o comando técnico do NK Celje muito recentemente por mútuo acordo, tendo sido escolhido para o seu lugar Albert Riera, vencedor da dobradinha eslovena na época passada ao serviço do Olimpija Ljubljana. O grupo às ordens de Moreno Teixeira voa esta quarta-feira para a Eslovénia, tendo em agenda um treino de adaptação ao relvado e à luz artificial do Stadion Z’dezele a partir das 20h00 (19h00 em Portugal), à mesma hora da partida do jogo.