Em superioridade numérica desde os 22 minutos, os Conquistadores venceram o Estrela da Amadora por 0-1 na jornada inaugural
O Vitória SC viajou até à cidade da Amadora com o objetivo de conquistar três pontos naquele que foi o primeiro jogo do campeonato. A missão foi cumprida graças a um golo solitário de Jota Silva, à passagem do minuto 24, dois minutos depois da expulsão de Miguel Lopes, que deixou os vitorianos em superioridade numérica nos restantes momentos do encontro.
O primeiro lance de perigo da partida pertenceu aos vitorianos. Aos 10 minutos de jogo, Jota Silva agradeceu uma bola longa de Bruno Varela, fugiu à defensiva estrelista e, quando entrou na área adversária, rematou cruzado, mas o defesa Mansur disse ‘presente’ e desviou a bola para a linha de fundo.
Aos 22 minutos, o Estrela da Amadora ficou reduzido a dez unidades. Miguel Lopes, com uma dura entrada, derrubou Jota Silva e foi admoestado com a cartolina vermelha pelo árbitro Manuel Oliveira.
Jota Silva mostrou-se o mais perigoso dos Conquistadores e foi da sua cabeça que saiu o primeiro tento certeiro da partida. Dois minutos após a expulsão de Miguel Lopes, num canto sobre o lado esquerdo, Tiago Silva colocou a bola no primeiro poste onde apareceu o número 11 do Vitória a cabecear para o fundo da baliza estrelista.
Até ao intervalo, o jogo tornou-se mais monótono, com os Conquistadores a controlarem a partida e a manterem a vantagem.
Tal como nos iniciais minutos da partida, o primeiro remate do segundo período pertenceu ao Vitória. Estavam decorridos 56 minutos quando Jota Silva, pela esquerda, cruzou para a entrada da área onde apareceu André Silva que, com um remate rasteiro, obrigou o guarda-redes Brígido a uma defesa apertada.
Os homens de Guimarães procuraram criar mais dinâmicas ofensivas, muito devido à entrada em campo de João Mendes, mas todas as tentativas terminaram sem sucesso.
O Estrela da Amadora ainda sonhou com o empate e, aos 85 minutos, Leo Jabá rematou ao poste. O mesmo Leo Jabá, no segundo minuto do tempo de compensação, cruzou para a área onde apareceu Hevertton que, de cabeça, atirou a poucos centímetros do poste, assustando a equipa vimaranense.
Apesar de todas as investidas tricolores, o marcador não se alterou e os Conquistadores foram felizes nesta primeira jornada. Depois da eliminação da UEFA Conference League, o Vitória voltou a encontrar motivos para sorrir, iniciando o campeonato com um triunfo.
Na próxima jornada, o Estádio D. Afonso Henriques será palco do encontro entre Vitória SC e Gil Vicente, que acontecerá dia 19 de agosto de 2023, pelas 15h30.
Consulta a ficha de jogo aqui.