Esmiuçada a derrota sofrida pelo Vitória SC diante do Tondela, para a Taça da Liga, o treinador aposta numa reação forte na receção ao Portimonense, no retomar do campeonato. Há uma ideia de jogo muito concreta que terá de traduzir-se num triunfo claro
A experiência tempestuosa da Taça da Liga, marcada por uma surpreendente eliminação, só poderá ser superada com uma vitória imediata frente ao Portimonense, o próximo visitante do Estádio D. Afonso Henriques. Na antevisão da partida deste domingo, Paulo Turra foi direto ao assunto e deixou bem claro que exige muito mais do que aquilo que a equipa produziu diante do Tondela. Definida e aperfeiçoada a matriz de jogo, assente na verticalidade de processos com intensidade, o treinador acredita que o caminho dos êxitos será facilmente retomado.
A mensagem transmitida após o desaire com o Tondela: “Conversámos muito durante a semana e trabalhámos muito, versando todas as componentes. Visionámos inclusivamente alguns vídeos. Temos de ser uma equipa mais intensa. Amanhã (domingo) completo quatro jogos ao comando da equipa e retenho, por exemplo, aquele resultado atípico na Luz. Temos de responder em campo com muita intensidade. O nosso sistema de trabalho está já numa fase bastante evoluída, resta sermos intensos com e sem bola, colocando em prática as ideias e comportamentos que temos trabalhado. Esta semana demos ainda mais ênfase nas ideias e comportamentos que pretendo para a equipa evoluir. Devemos ser intensos: não podemos ser uma equipa passiva com a bola, jogando para trás e para o lado. Devemos ter posse de bola e jogar com verticalidade, atacando a linha. Temos qualidade para dar uma resposta amanhã (domingo)”.
Como reconquistar os adeptos: “Independentemente disso [ambiente no estádio], temos que ser uma equipa intensa e agressiva, com uma ideia clara de jogo. Os nossos comportamentos em campo devem ser os mesmos que temos tido nos treinos. Cumprindo isso tudo, os adeptos farão a diferença. Não há outra forma de fazer acontecer. Assumimos as nossas responsabilidades. Sendo intensa e com um jogo agressivo, a equipa fará com que os adeptos estejam do seu lado”.
Equipa a evoluir no plano tático: “Se nos depararmos com um adversário com uma linha baixa, em 5x4x1, vamos colocar em prática aquilo que treinámos ao longo da semana, com os tais comportamentos que tornam forte a nossa ideia de jogo. Bato muito nessa tecla desde que cheguei ao clube, ciente de que nós temos que ter alternativas em relação à nossa ideia de jogo. Temos que atacar a profundidade no momento certo sem perder a posse de bola, fazendo bem as transições defensivas e ofensivas. O futebol moderno faz-se muito de intensidade, não abro mão disso. De outra forma não teremos sucesso. Todas as nossas ações têm de ser cumpridas com intensidade”.
O valor do Portimonense: “É uma equipa bem trabalhada e que beneficia de alguma sequência. Tem muitos jogadores brasileiros e de qualidade, com ideias. Ainda não venceu no campeonato, mas o futebol está muito equilibrado. Atacam muito a profundidade e têm jogadores bastante altos e agressivos no jogo aéreo. Movimentam-se muito bem com a bola, mas nós estamos preparados e empenhados em colocar em prática a nossa ideia de jogo”.
Afonso Freitas disponível: “O Afonso Freitas está totalmente recuperado. Treinou normalmente ao longo da semana e, por isso, está apto para o jogo”.
A antevisão completa está disponível aqui: