Hugo Ferreira, dos Sub-19, marcou nas últimas três jornadas
Hugo Ferreira vê o seu nome na ficha de jogo desde o início da época. Titular nas oito jornadas, o avançado tem vindo a “crescer jogo após jogo”. Resultado dessa evolução? A resposta é simples: três golos nos últimos três golos. Mas nem tudo são rosas no percurso dos Sub-19. Antes do regresso aos triunfos, no último sábado, os vitorianos cederam duas derrotas. Estão agora novamente na senda das vitórias e neste registo que Hugo Ferreira quer continuar. É que o extremo cumpre o segundo ano neste escalão e tem, por isso, boa memória sobre o desfecho da última temporada. “Estamos alertados para o quão equilibrada é a Zona Norte e não queremos que se repita o que aconteceu no ano passado, em que não nos apurámos para a Fase Final por um ponto. Todos os jogos são importantes e temos de estar concentrados do início ao fim. O objetivo é chegar à Fase de Apuramento de Campeão e temos, por isso, de estar bem em todos os jogos, independentemente do adversário”, disse.
Para alcançar o objetivo, Hugo Ferreira confia “numa equipa com qualidade, muita alma e muita vontade”. “O grupo está muito unido, é competente e vai lutar todos os jogos para que o objetivo seja cumprido. As recentes derrotas também nos fizeram perceber algumas coisas que estavam por corrigir mas, ainda assim, penso que fizemos, nos dois jogos, boas exibições”, lembrou.
Em Guimarães há seis anos, Hugo Ferreira é dos mais velhos do grupo e sente, também por isso, “maior responsabilidade”. Um “estatuto” que advém igualmente da titularidade constante e da importância que assume no seio do grupo. Titular desde a primeira jornada, o extremo de 18 anos é o primeiro a assumir que “está a crescer” e mostra-se naturalmente feliz com os golos. “Tenho jogado sempre e isso também me torna mais confiante e mais capaz. Os golos também ajudam a essa confiança porque um jogador quando marca sente que está a cumprir com as suas funções. Estou a melhorar, não só desde o início da época mas também comparativamente ao ano passado”, afirmou.
Fã – como todos – de Cristiano Ronaldo, Hugo procura evoluir também quando está nos seus momentos de lazer. Gosta de ver séries mas é o futebol quem lhe ocupa as tardes e noites livres: “Adoro ver jogos de futebol e, claro, sou mais um fiel espetador da Premier League, principalmente do Liverpool, que é o clube que mais gosto. Tento ver o maior número de jogos possível que é para aprender também e perceber aquilo que os melhores fazem para ser diferenciados”.
Nos últimos dias, o vitoriano pôde dedicar mais tempo à televisão, uma vez que o Campeonato Nacional de Sub-19 sofreu uma pausa no fim-de-semana. Ainda assim, o jogador está agora focado no jogo com o Gil Vicente. “Quando ganhamos queremos logo continuar a jogar para não baixar o ritmo. Quando perdemos, queremos logo continuar a jogar para dar uma resposta. Na verdade, nós queremos estar sempre a jogar mas estas duas semanas serão boas para prepararmos da melhor maneira o duelo com o Gil Vicente, que é um adversário que nos merece o máximo de respeito. Aliás, penso que a Zona Norte é muito equilibrada e, contrariamente àquilo que acontecia antigamente, as equipas são hoje muito mais idênticas e competitivas. Não há um grupo de quatro que se diferencie assim tanto das restantes, daí a dificuldade do nosso campeonato”, concluiu.