Tomás Rodrigues convocado, pela primeira vez, para a Seleção Nacional
![](https://vitoriasc.pt/wp-content/uploads/2023/10/IMG_0847-1024x683.jpg)
Tomás Rodrigues está a viver “uma época de sonho”. Convenhamos, tem vários motivos para isso. O mais recente momento de felicidade aconteceu esta quarta-feira, aquando da divulgação da convocatória da seleção nacional de Sub-16. O defesa vitoriano foi chamado pela primeira vez a participar num estágio da equipa das quinas e não poderia estar mais animado. “Fiquei muito feliz quando soube da notícia. Estava na escola e quando saí da aula, os meus colegas vieram dar-me os parabéns. Foi assim que soube. Liguei imediatamente para os meus pais que ficaram tão felizes quanto eu”, contou.
O jovem de apenas 15 anos não vai sozinho para a Cidade de Futebol. A viagem será feita com mais dois colegas: David Magalhães e Martim Guedes. Um trio de eleição. “No ano passado, já jogávamos juntos nos Sub-15. Nesta época, eles também são chamados aos Sub-17 e mantemos a ligação. Fico também muito contente por eles, até porque para o Zeega (Martim Guedes), esta também é a primeira vez. Prometemos que vamos honrar o Clube e fazer boa figura no estágio”, assumiu.
Já demos a conhecer um dos motivos para o jogador falar em “época de sonho”. Vamos dar-lhe o segundo: 10 jogos e 10 presenças no onze inicial. Tomás Rodrigues é ainda Sub-16 mas mereceu a confiança de Gil Lameiras que o colocou a jogar desde a primeira jornada. “Todos gostariam de estar num escalão acima e, por isso, eu tenho de agarrar esta oportunidade. É um campeonato mais competitivo e eu noto que sinto ainda algumas dificuldades, nomeadamente na questão física. Os meus adversários têm ‘mais corpo’ do que eu e têm também mais velocidade mas tenho trabalhado para se notar cada vez menos. Para ultrapassar isso, tenho de ser mais inteligente do que eles”, reconheceu.
![](https://vitoriasc.pt/wp-content/uploads/2023/10/13-0239-1-1024x775.jpg)
Ao cabo de dez jornadas, Tomás mantém o estatuto de titular e assim espera continuar. Depois de um período inicial, onde o “grupo não se aplicava tanto no treino”, os Conquistadores ocupam agora o segundo lugar depois de uma recuperação “fantástica”. “No início da época, não ligávamos tanto ao treino. Fomos chamados à atenção pelo mister e começámos a colocar mais intensidade nos treinos. Os resultados começaram a aparecer e desde então que não temos vacilado”, concluiu.
Com várias goleadas aplicadas nos últimos golos, os Sub-17 ocupam atualmente o segundo lugar, assumindo o primeiro lugar do pódio no que ao número de golos diz respeito. A eficácia da equipa volta agora a ser testada na receção ao FC Famalicão, marcada para este sábado, às 11 horas, no Campo 5 da Academia vitoriana.