fbpx
preloader

Laureta – Uma Incomparável Paixão

Apresentação do livro sobre a história de Alfredo Laureta decorreu na manhã deste sábado

A entrada principal do Estádio D. Afonso Henriques foi o palco da apresentação do livro “Laureta – Uma Incomparável Paixão”, um trabalho biográfico de Sérgio Cunha sobre o ex-jogador vitoriano. O evento contou também com a presença de Pedro Meireles, vice-presidente do Vitória SC, e Abel Sousa, escritor do prefácio da obra.

Escrever sobre o que apreciamos é sempre um dádiva. Então quando se trata de um sonho, parece que as palavras saem com alguma natureza que nem o próprio autor consegue explicar. Sérgio Cunha confessou que era um sonho que tinha. “Entre conversa de circunstância e alguns sorrisos disse «Laureta, eu gostava de escrever a tua biografia». Era um sonho para mim e uma biografia é autorizar o escritor a entrar na sua vida mais pessoal, mais privada. Foi uma viagem bonita. Foram muitas horas em bibliotecas e muitas horas de conversas”, comecou por dizer o escritor da obra.

Alfredo Laureta, figura emblemática do Vitória SC
Quem é Alfredo Laureta?

Natural de Guimarães, fez toda a sua formação no Vitória, clube pelo qual, tal como já o tinham feito o seu pai e o seu avô, vestiu a camisola a nível sénior.

Iria defender o emblema do Rei durante quatro épocas, antes de se transferir para o Futebol Clube do Porto, onde sagrou-se campeão nacional em 1985/1986 e campeão europeu em 1986/1987. 

Defendeu ainda vários clubes ao longo de uma ilustre carreira de 13 épocas no Campeonato da I Divisão, pendurando as chuteiras, em 1995, após uma época na II Divisão de Honra ao serviço da Académica de Coimbra.

Laureta também alcançou uma carreira internacional, estreando-se com 19 anos na Seleção Nacional Sub-21, equipa que representou por 16 vezes entre 1981 e 1984, tendo, inclusive, disputado a qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Chegou a defender as cores de Portugal a nível sénior, onde vestiu a camisola das Quinas num jogo de preparação da Seleção A frente ao Brasil.

Uma carreira notável em que foi amealhando amigos, como Abel Sousa, que não poderia dizer que não ao convite de fazer o prefácio da obra. “Este é um prefácio sobre alguém que me diz muito.  Eu e o Laureta somos amigos para toda a vida e tinha que escrever alguma coisa sobre ele. A vida dele é recheada de histórias e este livro traz muito mais do que essas histórias. Espelha a humanidade do Laureta. Representa a alma, o querer e a resiliência de ser vitoriano”.

O presente de Alfredo Laureta

Hoje, Laureta colabora com o Departamento de Formação do clube, onde empresta a sua cultura de Vitória aos jovens futebolistas que, atualmente, envergam o Rei.. Foi um importante incentivador do projeto de Veteranos do Vitória SC e, mais recentemente, orientou a equipa vitoriana no Circuito Liga Portugal Legends, que conquistou a primeira edição da competição.

Ocupa, portanto, um papel importante na transmissão de valores do Vitória a todos os chegam ao clube, como reforça o vice-presidente do Vitória, Pedro Meireles: “O Laureta é tudo aquilo que queremos que o Vitória represente em termos de valores. São esses valores que são importantes transmitir aos jovens e aos jogadores que cá chegam. Todos eles têm muito a beber da experiência do Laureta”. 

Pedro Meireles, vice-presidente do Vitória SC

Quanto ao protagonista da história, Laureta confessa que o convite para ser alvo de um trabalho autobiográfico foi uma surpresa e um orgulho. “Foi um orgulho enorme e uma surpresa quando o Sérgio me abordou. Pensei que vinha pedir uma indemnização por umas «pancadas» que lhe dei enquanto jogador. Fiquei muito feliz porque nunca imaginei ter um livro sobre mim. Viram uma história bonita e é muito gratificante vê-la traduzida em palavras”.

A ligação de Alfredo Laureta ao Vitória SC é um laço que vem do berço e que tem passado na sua família ao longo de gerações. “O sentimento que tenho pelo Vitória é o mesmo de sempre. Um amor que foi crescendo desde miúdo. Um sentimento que vem dos tempos do meu avô, que foi profissional do Vitória, do meu pai e continuou comigo. Tenho dois netos, que estão a iniciar agora a formação no futebol, esse sentimento vai continuar com eles”.

No final do evento, houve tempo para algumas dedicatórias, autógrafos e fotografias junto da família vitoriana. Está, desta forma, apresentado o livro “Laureta – Uma Incomparável Paixão”, composto por 51 capítulos que espelham todas as histórias de Alfredo Laureta, uma figura incontornável defendeu o clube dentro e fora das quatro linhas.

O livro está disponível para venda e pode ser adquirido na FNAC, Bertrand e na Wook.