O Vitória SC e a SES apresentaram a rede de parceiros VSC+ e a rota para o novo projeto de iluminação do Estádio D. Afonso Henriques
O Vitória Sport Clube e a Sustainable Energy Systems (SES) apresentaram, na tarde desta terça-feira, dia 21 de novembro, a rede de parceiros VSC+. Depois da criação da inovadora Comunidade de Energia – Vitória Sport Clube, que lançou a parceria entre as duas entidades em junho de 2023, o Vitória SC reuniu mais de 20 parceiros num seminário sobre energia e sustentabilidade que deverá abrir caminho para a instalação de um novo sistema de iluminação no Estádio D. Afonso Henriques.
A cerimónia contou com a presença de António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, Pedro Coelho Lima, diretor geral do Vitória SC, e de Paulo Silva, administrador executivo da SES. Na presença de especialistas em energia renovável e sustentabilidade, foram discutidas metodologias economicamente viáveis para promover a sustentabilidade e a possibilidade de outras empresas se associarem ao Vitória SC e à SES para participar num projeto de sustentabilidade global, sem necessidade de investimento financeiro.
Para António Miguel Cardoso, este é o percurso a trilhar para que o clube se possa posicionar “na vanguarda em matérias de sustentabilidade”. O Vitória SC apresentou aos seus parceiros, em colaboração com a SES, um novo projeto que vai revolucionar a experiência do dia de jogo no Estádio D. Afonso Henriques. “É um projeto que passa por trocar a totalidade do sistema de iluminação do estádio e que nos prepara para o futuro”, explicou Pedro Coelho Lima.
“Entendemos que as instalações que gerimos devem ser referências para a sociedade”
Mais comunidade, mais sustentabilidade, mais energia e mais futuro: são estes os quatro eixos que norteiam o programa de parceiros VSC+. Depois da apresentação da primeira Comunidade de Energia de um clube primodivisionário em Portugal, começam a desenhar-se agora os novos capítulos desta relação. “É um projeto mais alargado e enquadrado no projeto global de sustentabilidade do Vitória e foi por isso que desenhamos, em conjunto, um programa de parceiros”, começou por dizer Paulo Silva, administrador executivo da SES.
Este programa de parceiros VSC+ permite que outras empresas possam associar-se ao Vitória SC e à SES com a criação de Comunidades de Energia Renováveis. Desta forma, e sem necessidade de investimento inicial, as empresas são convidadas a disponibilizar espaços – que podem ser no solo ou em cobertura – onde possam ser instaladas estas Comunidades de Energia. A SES promove, depois, a sua constituição, desenha as melhores soluções técnicas, trata de todo o processo de licenciamento e assume a responsabilidade de gerir e manter estas Comunidades de forma eficiente.
Os benefícios da instalação das Comunidades de Energia Renováveis “seriam cedidos ao Vitória nos primeiros cinco anos” de forma a potenciar o novo projeto de iluminação do Estádio D. Afonso Henriques. “Isto ajuda a alavancar o clube para que, em breve, esteja no topo no que diz respeito a matérias de sustentabilidade”, rematou Paulo Silva. É também este o caminho para pôr em marcha “um projeto que o Vitória vê como inovador” e que faça com que as instalações do clube, nomeadamente o Estádio D. Afonso Henriques, sejam “uma referência para a sociedade”, nas palavras de Pedro Coelho Lima.
“O futebol é uma alavanca poderosa”
Para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, o trabalho em equipa é importante para alcançar as metas estabelecidas: “será muito mais fácil chegarmos aos nossos objetivos se nos associarmos uns aos outros e se estivermos junto do tecido empresarial”. Para estar na frente, o presidente do Vitória SC vê como importante o papel que ocupam e podem ocupar os parceiros do clube, levando em conta que o Vitória SC é, à semelhança do desporto e do futebol em particular, “uma alavanca poderosa”.
Melhorar a iluminação técnica do relvado, criar um sistema de iluminação arquitetural da cobertura, melhorar a iluminação exterior e instalar uma parede de vídeo na fachada sul do estádio são alguns dos objetivos que o Vitória Sport Clube pretende implementar de forma a melhorar a experiência dos adeptos no Estádio D. Afonso Henriques. O projeto foi desenvolvido com a Signify, líder mundial em sistemas, software e serviços de iluminação.
“O Vitória é um clube emblemático e reconhecido que tem como objetivo transferir uma energia positiva para a comunidade, garantir que é um bom exemplo tanto do ponto de vista social como do ponto de vista empresarial”, acrescentou Pedro Coelho Lima. Para o diretor geral, “a administração tem como visão que o desejo de conquistas não se extinga num momento e que a evolução seja constante e duradoura para que o que façamos hoje possa ecoar para futuras gerações”.