fbpx
preloader

Manu e Händel jogaram em defesa do meio ambiente

De visita à escola EB1 Poças Airão Santa Maria, a comitiva vitoriana transmitiu boas práticas a cerca de 125 crianças. A festa foi total, envolvendo autógrafos, fotografias e muita animação

A defesa do meio ambiente é um dos principais desígnios do Vitória de Causas e, numa parceria com o Laboratório da Paisagem, uma comitiva vitoriana deslocou-se à Escola EB1 Poças Airão Santa Maria (concelho de Guimarães) nesta quarta-feira para trocar impressões sobre o tema com cerca de 125 crianças, convidando ao mesmo tempo as respetivas famílias a comparecerem no Estádio D. Afonso Henriques neste sábado (25 de novembro) para assistirem ao jogo entre a equipa principal do Vitória e o Länk Vilaverdense, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Acompanhados dos vice-presidentes Nuno Leite e Armando Guimarães, os jogadores Manu Silva e Tomás Händel deram conta de um conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, evitando-se assim a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.  

Perante a jovem plateia, que brindou os visitantes com muitas palmas, cânticos e gritos a plenos pulmões pelo Vitória, Tomás Händel contou, por exemplo, que evita ao máximo acelerar na sua viatura. “Faço-o por uma questão de segurança e também para evitar o desgaste dos pneus e das peças do carro. Ao poupar esses componentes, adio ao máximo a troca de peças e, naturalmente, estou a defender o ambiente”, partilhou. Natural de Santa Maria da Feira, Manu Silva também faz os possíveis por não carregar muito no acelerador nas deslocações para Guimarães. “Todos os dias faço muitos quilómetros. Ao evitar a velocidade, protejo-me de acidentes e poupo no gasóleo, poluindo o mínimo possível a atmosfera”, testemunhou.

Em nome da conservação da natureza e da garantia da sustentabilidade, o defesa e o médio alertaram para o excesso de produção de lixo, a contaminação das águas dos oceanos e rios, a poluição do ar, o efeito estufa e as mudanças climáticas, tendo aconselhado os jovens estudantes a poupar na utilização da água e a separar o lixo, entre outras boas práticas. “A nossa equipa faz separação do lixo todos os dias. Temos ecopontos na nossa Academia”, lembrou o capitão Händel. A sessão de esclarecimento, durante a qual os dois atletas responderam de forma bem-disposta a todas as questões colocadas, terminou com inúmeros autógrafos, muitas fotografias para mais tarde recordar, muita festa e a distribuição de propostas de sócios endereçadas aos pais. Em suma, uma tarde em grande.