fbpx
preloader

As correções do pai e os sonhos de quem se assume como melhor marcador

Sacramento está em destaque na equipa de Sub-16

12 jogos. 12 golos. São estes os números que acompanham José Sacramento nestes primeiros meses da temporada 2023/2024. A cumprir o escalão de Sub-16 e a viver a sua terceira temporada em Guimarães, o avançado assume-se como o melhor marcador da equipa e pretende manter o estatuto por muito tempo.

Natural de Santa Maria da Feira, Sacramento vive uma fase “feliz” do seu processo de formação. É o rei dos golos na sua equipa e viu, recentemente, o trabalho ser reconhecido com a chamada à Seleção Nacional. Uma convocatória que “motiva” para o que aí vem. “Não foi a primeira vez que fui convocado para a seleção mas é sempre bom perceber que estamos na lista dos eleitos a nível nacional. Já no ano passado fui chamado mas não me estreei em nenhum jogo. Na verdade, esse é um dos meus objetivos: tornar-me efetivamente internacional. Para já, vou sendo chamado aos estágios de preparação e penso que este último, que se realizou aqui em Guimarães, me correu bem”, disse.

Sacramento e os dois colegas vitorianos convocados para o estágio da seleção de Sub-16 estavam, por isso, a jogar em casa. E tem sido a cidade-berço o local onde o avançado de 15 anos passa mais tempo. Para isso, conta com o apoio e a companhia dos pais: “Estou a viver na residência do Clube desde fevereiro e tenho gostado muito. Os meus pais costumam cá vir à quarta-feira e ao domingo e, desta forma, eu nem vou a casa. Nos dias de folgas, prefiro ficar por aqui. Além disso, o meu pai conhece bem Guimarães e gosta de almoçar e jantar por cá”.

A profissão atual do progenitor leva-o muitas vezes à cidade-berço mas foi a primeira ocupação do pai a responsável pela paixão de Sacramento pelo futebol. Parece confuso? O jogador explica: “O meu pai também jogou à bola, tendo representado o Feirense, e incutiu-me desde cedo este bichinho pelo futebol. Além disso, também era avançado, o que faz com que me ajude e corrija os meus movimentos. No final dos jogos, ele diz-me sempre o que deveria ter feito diferente e ajuda-me a melhorar como jogador”.

Sacramento reconhece que tem ainda “muito a melhorar” mas não esconde a satisfação por assumir o estatuto de melhor marcador da equipa. Sem qualquer meta de golos, o avançado procura contribuir para o sucesso da equipa com melhor ataque na prova. Com 56 golos marcados, a equipa de Nuno Sampaio tem apontado goleadas atrás de goleadas. Em casa ou fora de portas, os vitorianos têm sido eficazes e o avançado é um dos protagonistas. “Sou um jogador rápido, que procura muito a profundidade. Esta época está realmente a correr-me bem mas não posso colocar-me em bicos de pé. No ano passado, também comecei muito bem, recordo-me que apontei quatro golos no jogo com o Gil Vicente mas depois sofri uma rotura e parei algum tempo. Felizmente, para já, nada me tem acontecido e tenho conseguido jogar sempre. A minha boa fase acontece também no melhor momento da equipa. Vimos de uma série de jogos muito positiva e estamos a um ponto do primeiro lugar. O objetivo é chegar à liderança e sabemos que, para isso, temos de estar concentrados em todos os jogos. O duelo com o Merelinense vai exigir muito de nós e temos de entrar com o foco dos últimos jogos”, concluiu.