Conquistadores distribuíram autógrafos e testaram as suas habilidades no campo, numa atividade enquadrada no projeto “Modalidades Fazem Escola”
As surpresas chegaram mais cedo às crianças da Escola EB1 da Pegada, em Guimarães. A poucos dias do Natal, cerca de 50 crianças foram presenteadas com a visita de uma comitiva vitoriana, que juntou vários atletas de Basquetebol Masculino e Voleibol Feminino. Luís Faial, Hélder Laércio, Larry Kuimi e Dzmitry Ryuny, bem como Maria Carlos, Maiara Moreia e Jéssica Carriel partilharam alguns conhecimentos sobre as suas modalidades e afinaram a curiosidade dos mais pequenos.
Foi tempo de passar da conversa e dos autógrafos para a tão esperada ‘ação’. Numa correria habitual, as crianças saíram da sala de brincar para o sintético da Escola EB1 da Pegada e experimentaram ambos os desportos. Com uma fita enorme a dividir o campo, alguns preferiram realizar o passe e a receção com as especialistas de Voleibol. Já outras crianças, preferiram ficar na fila e esperar pela sua vez para encestar junto da tabela, apoiados pela ‘pequena ajuda’ e dicas certeiras dos graúdos.
Maria Carlos e Luís Faial foram os porta-vozes da visita e reforçaram a importância destas iniciativas para aproximar o Vitória SC junto da comunidade vitoriana e vimaranense. “É muito importante porque, normalmente, os miúdos veem-nos a jogar a partir da bancada e notei grande contacto connosco. Apesar de no final dos jogos tentarmos sempre ir ter com as pessoas da bancada, termos a oportunidade de vir às escolas é sempre uma forma de nos aproximarmos da comunidade, chamar por eles para assistirem aos jogos e, quem sabe, até para praticarem a própria modalidade”, começou por dizer a capitã de Voleibol Feminino.
Apesar das conversas e das brincadeiras, Maria Carlos esteve também atenta à qualidade dos mais novos com a bola de Voleibol. “Temos aqui muito potencial. Vimos miúdos com algumas qualidades, mas o mais importante é experimentarem. Notou-se perfeitamente que eles gostaram de conviver connosco. Com isto, queremos que eles também apareçam no Pavilhão porque queremos ter mais crianças, com mais qualidade para prepararmos e trabalharmos o futuro do Vitória”, concluiu.
Luís Faial bebeu das palavras de Maria Carlos e destacou, uma vez mais, a realização das visitas para levar o Basquetebol aos mais pequenos. “Estas visitas são muito importantes para nos aproximarmos da comunidade vimaranense. É bom para ensinarmos o basquetebol a todas as crianças para terem interesse em praticar a modalidade no futuro”, destacou.
Visita que é visita termina sempre com o grito de guerra à Vitória e a fotografia de família, onde tanto os mais novos, como os mais velhos gritaram pelo “Vitória” e por um “Feliz Natal”.