Num jogo com pouca história para contar, Tiago Silva decidiu o encontro a partir da marca dos onze metros e apontou o golo que valeu três pontos no último jogo do ano
Foram precisas doses generosas de paciência e estoicismo para que o Vitória Sport Clube se superasse ao Rio Ave FC no último encontro de 2023. O golo de Tiago Silva, apontado da marca dos 11 metros aos 63 minutos de jogo, valeu três pontos e consagrou o triunfo por 1-0 no último encontro do ano. Com as duas equipas encaixadas durante grande parte da partida, capazes de adivinhar cada movimento adversário, o jogo não foi sempre bonito, mas foi sempre disputado – até ao fim – perante 21.021 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio D. Afonso Henriques.
Na antevisão à receção ao Rio Ave FC, Tiago Silva confessou que queria “terminar o ano em grande”. E Álvaro Pacheco deixou claro que o objetivo era “acabar o ano com 29 pontos”. No relvado, as palavras materializaram-se e foi mesmo do pé do médio, na marca dos 11 metros, que nasceu a última vitória de 2023. O jogo tinha, até então, pouca história para contar, mas resolveu-se numa fração de segundos. A falta de Aderllan sobre Ricardo Mangas na área do Rio Ave, quando se contava uma hora de jogo, deu direito a penálti depois da análise do VAR e nem Jhonatan Luiz, que acertou o lado, foi capaz de parar o ímpeto de Tiago Silva, especialista nos lances de bolas paradas.
A previsibilidade dominou a primeira metade do encontro. Equipas encaixadas, poucos espaços para explorar e pouca margem para surpresas tornou os primeiros 45 minutos menos interessantes do que se previa. Poucas oportunidades flagrantes de golo e ameaças que invariavelmente acabavam por não se consumar. Depois da visita aos balneários para cumprir o intervalo, os jogadores regressaram ao mesmo ritmo e só a imprudência de Aderllan, punida com a marcação do pontapé de penálti, tornou o encontro mais interessante. O guarda-redes rio-avista até adivinhou o lado, mas não foi suficiente para travar o golo solitário de Tiago Silva. Os Conquistadores de Álvaro Pacheco ficaram mais confortáveis com a vantagem, mas a margem mínima não deu tempo para descansar. O triunfo só se confirmou quando soou o apito final.
O Vitória Sport Clube venceu, por 1-0, o último jogo do ano civil de 2023, perfez 29 pontos na tabela classificativa e só regressa à competição no próximo ano. O primeiro encontro de 2024 está agendado para o dia 06 de janeiro, data em que os vitorianos se deslocam a Braga para mais um capítulo da história do dérbi minhoto.
Ficha de jogo aqui.