Mais de 40 atletas dos escalões de formação da UD Sousense assistiram ao treino da equipa principal do Vitória SC e Jota Silva lembrou-os da importância de nunca desistir dos sonhos
A chuva forte não demoveu os mais de 40 atletas dos escalões de formação da União Desportiva Sousense de viajar desde Gondomar até Guimarães para ver atentamente o treino da equipa comandada por Álvaro Pacheco na manhã desta quinta-feira, dia 28 de dezembro, na Academia do Vitória SC. Os jogadores das equipas sub-15 e sub-17 viveram uma manhã diferente e regressaram a casa com mensagens importantes sobre a importância de sonhar e de trabalhar para cumprir os sonhos.
Agruparam-se na bancada para escapar ao frio, mas os guarda-chuvas não foram suficientes para os abrigar da chuva. Ainda assim, nada dissuadiu os mais de 40 atletas da UD Sousense de ver cada lance disputado no treino da equipa vitoriana. Jota, que começou o seu percurso e atingiu o patamar sénior ao serviço do clube gondomarense, é a inspiração dos mais jovens que, agora na formação, sonham trilhar um percurso idêntico ao do jogador. Ainda antes de o vislumbrarem, já se multiplicavam, na bancada, as imitações do característico festejo do jogador. No fim do treino, Jota Silva e Álvaro Pacheco estiveram à conversa e deixaram conselhos aos jogadores.
“Quem vem de baixo, como eu, valoriza muito chegar e estar aqui no Vitória e valoriza muito estas condições, aqui não nos falta nada”, disse com a sabedoria de quem já conhece os diferentes patamares e divisões do futebol português. Aos 24 anos, Jota não se esquece do percurso que trilhou para cumprir o sonho de ser futebolista. E foi precisamente nos escalões de formação da UD Sousense que tudo começou, estreando-se depois na equipa sénior do clube que o viu nascer para o futebol. Agora a viver o que antes sonhou, o gondomarense não se esquece das suas raízes e de quem o formou. E foi por isso que, sem pressa, se demorou nas conversas e nos cumprimentos. O atleta vitoriano esteve à conversa com velhos conhecidos da UD Sousense e fez questão de cumprimentar, um por um, todos os jovens atletas.
Álvaro Pacheco, que também conhece as dores – e os deleites – de correr atrás dos sonhos e de os cumprir sem saltar etapas ou degraus, fez questão de dirigir algumas mensagens de encorajamento ao grupo e também aos treinadores, ao roupeiro e ao presidente do clube. “Os sonhos não vêm ter connosco, somos nós que temos de ir ter com eles”, começou por dizer. E continuou, já com um cachecol da UD Sousense personalizado com o seu nome na mão: “O futuro depende de vocês, o Jota construiu o futuro dele e vocês estão a construir o vosso”. Antes de se despedir, Álvaro Pacheco deixou um conselho aos pequenos jogadores: “Quando nos deitamos, temos de pensar no que é que fizemos durante o dia para nos aproximarmos dos nossos sonhos e para, no dia seguinte, fazermos o que falta”.