Os jogadores partilharam experiências e deixaram ensinamentos aos mais jovens no segundo capítulo da iniciativa “Conta-me Como Fizeste”
É mais fácil acreditar nos sonhos quando ouvimos as palavras de quem os está a viver. Jota Silva, futebolista da equipa principal, e Diogo Sousa, que aos 17 anos alterna entre a equipa de juniores e a equipa B depois de cumprir o estágio de pré-época com a equipa principal, abrilhantaram o treino dos escalões sub-9 e sub-10 do Vitória Sport Clube. A visita aconteceu na última quarta-feira, dia 03 de janeiro, e inspirou os mais jovens que, ao final da tarde, treinavam no campo número 4 da Academia do Vitória SC. Este foi o segundo capítulo da iniciativa “Conta-me Como Fizeste”, um projeto de aproximação do futebol profissional aos escalões da formação.
Já decorria o treino quando Jota Silva e Diogo Sousa pisaram o relvado para gáudio dos mais pequenos. A surpresa e o entusiasmo foram o combustível para rapidamente se formar um círculo no centro do relvado para acolher os dois jogadores que, junto de Nuno Leite, vice-presidente do Vitória SC, estavam de visita. Jota foi o primeiro a tomar a palavra e começou por lembrar que quando iniciou o seu percurso como jogador de futebol não tinha as mesmas condições que os pequenos Conquistadores têm: “Devem ser gratos por tudo o que têm aqui no Vitória e pela possibilidade de se divertirem a jogar futebol”.
O jogador de 24 anos incitou os mais jovens a acreditarem no futuro e no caminho que podem percorrer no universo futebolístico. “É importante que não deixem que ninguém vos diga que não podem ser futebolistas profissionais porque isso é possível, dá muito trabalho e têm de abdicar de muitas coisas, mas todos vocês devem alimentar o sonho de jogar no Estádio D. Afonso Henriques porque é um momento fantástico”, disse. E não se absteve de dar outros bons conselhos. Jota pediu aos mais pequenos para se divertirem e para continuarem a estudar. “Haverá tempo para chegarem onde querem”, acrescentou antes de começar a responder às perguntas dos mais novos.
Diogo Sousa ingressou no Vitória SC pela porta do escalão sub-9. Subiu os degraus, um de cada vez, e sem tropeçar foi chamado à equipa principal para cumprir o estágio de pré-época. A experiência revelou-se valiosa para assumir um papel importante na equipa de juniores e também na equipa B do clube na presente temporada. Capaz com a bola nos pés, mas também com o dom da palavra, o médio deixou ensinamentos importantes aos mais pequenos. “Não pensem que têm de ser jogadores à força toda e divirtam-se, com a vossa idade têm de desfrutar do futebol e têm de estar alegres e serem felizes a fazer isto”, rematou. Diogo Sousa também não se esqueceu da importância dos estudos: “O futebol não é o único caminho válido nas vossas vidas e, por isso, estudem quando não estão a treinar”.
Os futebolistas não recusaram responder a nenhuma pergunta e até partilharam algumas respostas: Cristiano Ronaldo, por exemplo, é o ídolo dos dois e de mais alguns pequenos Conquistadores que não ficaram nada surpreendidos com a resposta. Jota Silva e Diogo Sousa ainda tiveram tempo para assinar as chuteiras de cada um e para participar num desafio proposto pelos mais jovens antes de regressarem ao treino. O momento acabou em comunhão com cânticos dedicados ao Vitória e com a participação dos jogadores nos gritos de guerra de cada escalão, com os respetivos capitães a liderar a comitiva. Um final de tarde de partilha que ficará na memória dos mais pequenos, mas que também foi especial para Diogo Sousa, que começou o percurso neste mesmo escalão, e para Jota Silva, muito acarinhado pelos mais pequenos, tendo recebido uma injeção de confiança poucos dias antes de jogar o eterno dérbi minhoto.