fbpx
preloader

Campanha solidária angaria nove toneladas de bens

Os bens alimentares e de higiene pessoal angariados vão ser distribuídos por cerca de 330 agregados familiares

A campanha solidária promovida pelo Vitória Sport Clube, sob a bandeira de Um Vitória de Causas, pelos White Angels e pela Câmara Municipal de Guimarães na reta final de 2023 recolheu aproximadamente nove toneladas de alimentos e bens de higiene pessoal. A receção ao Rio Ave FC no dia 23 de dezembro foi o epicentro da iniciativa, mas os donativos começaram a ser entregues dias antes do encontro entre as duas equipas no Estádio D. Afonso Henriques. A ação solidária contou ainda com o apoio do Continente e da ARCOL.

Na tarde desta segunda-feira, dia 08 de janeiro, os alimentos foram entregues à Câmara Municipal de Guimarães que, através do Departamento de Ação Social, procedeu à entrega dos bens às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para depois serem distribuídos pelas famílias mais carenciadas do concelho. A cerimónia decorreu na sede dos White Angels, em Guimarães, e contou com a presença de Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, de Paula Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, de representantes dos White Angels e de representantes dos parceiros desta iniciativa.

Os bens alimentares e de primeira necessidade recolhidos foram entregues a oito instituições beneficiárias que compõem um consórcio de ação social ligado à Câmara Municipal de Guimarães. As instituições vão proceder à distribuição dos donativos. As nove toneladas arrecadadas no decurso desta campanha solidária vão ser chegar a 330 agregados familiares e ajudar diretamente sensivelmente 1500 pessoas.

“Queremos que toda a gente tenha mais comida em casa”

Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, entende que “estar inserido em todos os desafios e necessidades da comunidade em que se insere” é uma obrigação do clube. “Elevamos o sentido solidário não só do Vitória, mas de todas as empresas e parceiros que gravitam à volta destas iniciativas”, disse. O vice-presidente entende que “a cooperação e o processo colaborativo são a chave em praticamente todas as áreas de intervenção”. Armando Guimarães agradeceu aos vimaranenses e aos vitorianos pelas doações e reconheceu que, apesar de as nove toneladas “não serem suficientes para dar resposta a todas as necessidades”, vão ajudar a melhorar os dias de algumas pessoas do concelho.

Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a cooperação de tantas entidades no “combate à fome” ou, como a própria expôs, “na tentativa de evitar que alguém tenha alguma necessidade”. Para a vereadora, “a lógica da cooperação é que deve predominar, em vez da lógica da competição, numa comunidade solidária e em que os direitos humanos são cumpridos integralmente”. Alexandre Lopes, administrador da ARCOL, insistiu que “futebol não é só futebol” e que é, pelo contrário, “união e entreajuda”. A garantia de que os bens doados chegam às pessoas que mais precisam é importante para o administrador. “Tentamos fazer com que o mundo seja um bocadinho melhor através destas ações e tentamos fazer melhor todos os anos”, disse.

Tazo, presidente dos White Angels, saudou as doações de todos os vitorianos e vimaranenses numa campanha que “já é uma tradição nos últimos anos”. O presidente do grupo afirmou que o objetivo passava por “superar” o que tinha sido feito no ano anterior. Com o objetivo já cumprido e mais do dobro de bens angariados, afiançou que a meta no final do ano passa por fazer ainda melhor. “Queremos que toda a gente tenha mais comida em casa e que todos tenham melhores condições de vida”, rematou.

O Vitória SC agradece à comunidade vitoriana e vimaranense que fez parte desta campanha solidária!