Tiago, André e Jota resolveram a eliminatória em 45 minutos e garantiram a presença do Vitória SC nas meias-finais da Taça de Portugal com um triunfo por 3-1 sobre o Gil Vicente FC
Sete anos depois, o Vitória SC alcança novamente as meias-finais da Taça de Portugal. O triunfo por 3-1 sobre o Gil Vicente FC no Estádio D. Afonso Henriques garantiu a presença dos Conquistadores na antecâmara da final da prova-rainha. Ainda sem conhecer o adversário (que será o vencedor do encontro entre o CD Santa Clara e o FC Porto), os vitorianos já sabem que os quartos de final pertencem ao passado e as meias-finais entram nas contas do calendário da época 2023/2024. Numa noite de homenagem a Neno, o triunfo não podia assentar melhor. O clã Silva – composto por Tiago, André e Jota – contou com a preciosa ajuda de Tomás Händel e João Mendes para resolver a eliminatória em 45 minutos.
A entrada vertiginosa e enérgica em jogo denunciou a urgência de resolver a eliminatória. Os dois golos apontados em dez minutos – Tiago Silva aos 6’ e André Silva aos 10’ – são testemunhas. Foi o capitão que abriu o marcador. Numa jogada cuidadosamente desenhada nos laboratórios do Vitória SC, Tomás Händel serviu Tiago Silva na sequência de um pontapé de canto. O remate forte e colocado ao primeiro poste da baliza gilista foi indefensável. João Mendes e André Silva combinaram a jogada do segundo golo: o português cruzou com o pé esquerdo e o brasileiro não hesitou: 2-0.
Com critério, o Gil Vicente FC reduziu a vantagem aos 37 minutos de jogo. Murilo Souza rematou com o pé esquerdo para o fundo das redes vitorianas. O jogo estava intenso e interessante, mas o resultado ficou fechado pouco depois. Quando o relógio se encaminhava para o intervalo, o terceiro Silva do clã carimbou a passagem do Vitória SC às meias-finais da Taça de Portugal. Jota Silva, calmamente, finalizou um excelente passe de… Tomás Händel, que somou assim a segunda assistência da noite. Depois de 45 minutos de golos e outros 45 minutos de competência para controlar o jogo e a vantagem, a turma de Álvaro Pacheco carimbou a passagem às meias-finais da Taça de Portugal.