Aproximação ao quarto lugar anulada depois de duas derrotas no fim-de-semana
O fim-de-semana não prometia facilidades às pupilas de Hélder Andrade, mas a jornada dupla, com um jogo fora de portas e outro em casa, podia entreabrir a porta ao quarto lugar da classificação, último posto de apuramento para a Divisão de Elite da III Fase. No entanto, a turma vitoriana desperdiçou a oportunidade ao somar duas derrotas consecutivas. À derrota inglória de sábado por 3-2 (18-25, 25-13, 25-23, 22-25 e 17-15) no reduto do CD Fiães seguiu-se a derrota caseira frente ao PV Colégio Efanor por 0-3 (19-25, 14-25, 21-25). Depois de três contratempos consecutivos, que sucedem igual número de jogos com final feliz, a equipa vitoriana atravessa a pior fase da época.
No Pavilhão Municipal de Fiães, na tarde do último sábado, 10 de fevereiro, foi o Vitória SC que entrou a comandar o jogo e triunfou no primeiro set por 18-25. Uma vantagem de sete pontos conquistada logo no início da partida e que a turma vitoriana soube manter e, pontualmente, alargar. As caseiras não quiseram vender o encontro barato e superiorizaram-se por 12 pontos no segundo set: 25-13. As contas equilibraram-se no terceiro jogo, mas com ligeira vantagem para o CD Fiães, que se lançou para a liderança do marcador pela diferença obrigatória (25-23). O quarto set voltou a primar pelo equilíbrio, mas com o Vitória SC a bater o pé para o empate ao vencer o set por 22-25. Na «negra», o CD Fiães manteve-se sempre na frente e garantiu a reviravolta com um 17-15.
O regresso a casa da turma vitoriana tem, infelizmente, menos história para contar. No Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, na tarde de domingo, 11 de fevereiro, e perante uma equipa que se posiciona no pódio da tabela classificativa, o Vitória SC encontrou mais dificuldades do que o habitual para se impor. O set inaugural acabou com vantagem para as forasteiras (19-25), mas foi no segundo set que as contas se desequilibraram (14-25). No entanto, as anfitriãs vitorianas ainda tentaram mudar o curso do encontro no terceiro jogo, mas sem sucesso. Sem conseguir mandar no jogo, permitiram que as visitantes abrissem um fosso que chegou aos 10 pontos, mas ainda assim encontraram forças e desenvoltura para diminuir a diferença para apenas quatro pontos (21-15).
Depois de três triunfos consecutivos, o Vitória SC somou o mesmo número de derrotas. No entanto, aponta baterias já ao próximo encontro. Depois de ultrapassar o GC Vilacondense nos oitavos de final da Taça de Portugal, vai receber o CS Madeira no próximo fim-de-semana para discutir o acesso aos quartos de final da competição. O adversário da prova-rainha não assusta. No último encontro entre as duas formações, na altura em jogo do campeonato, o Vitória SC foi perentório e venceu por 3-0. Um resultado que quererá aplicar no encontro que vai disputar no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.