Essencial para o futebol de qualidade que o Vitória SC apresentou na receção ao FC Famalicão, o médio foi premiado com o troféu de Homem do Jogo
João Mendes é um homem de poucas palavras e de muito futebol. Depois de inaugurar o marcador no triunfo forasteiro no reduto do GD Estoril Praia, assinou mais uma exibição de gala na receção ao FC Famalicão e foi distinguido com o troféu de Homem do Jogo. No relvado do Estádio D. Afonso Henriques, o médio foi essencial para o futebol de qualidade apresentado pela turma de Álvaro Pacheco. No final da partida, foi o porta-voz da equipa: “É bom receber este prémio, mas sem dúvida que a vitória é muito mais importante”.
Depois de regressar aos triunfos, o grupo vitoriano estava preparado para encontrar um adversário complicado. “Sabíamos de antemão que íamos ter um jogo difícil contra uma equipa que joga um bom futebol e tem jogadores individualmente fortes”, começou por dizer. Alertados para mais um jogo de nível elevado de dificuldade, a preparação foi metade do caminho para alcançar o sucesso. “Estávamos preparados para este Famalicão. A equipa apresentou-se assim já na semana passada. Estávamos preparados para os encontrar com três defesas, quatro defesas, o que fosse. O mister alertou-nos para isso, para as duas formas de jogar, e estávamos bem preparados”, concluiu.
Com um resultado (1-0) que apenas peca por escasso, João Mendes vincou a qualidade da primeira parte e a coesão da equipa na segunda. “Fizemos uma primeira parte muito boa e podíamos ter saído a ganhar ao intervalo por uma vantagem mais confortável. Na segunda parte, o Famalicão carregou mais, mas soubemos defender e sofrer. Faz parte do futebol, é mesmo assim”, disse. Consciente de que o jogo podia ter sido resolvido mais cedo, o médio sabe que há momentos em que também é preciso defender: “Podíamos ter matado o jogo mais cedo, mas temos de saber defender e, quando é para defender, estamos todos juntos e isso é o mais importante”.