fbpx
preloader

Jota Silva: “É um sonho que se tornou realidade”

Depois da estreia absoluta na convocatória da Seleção Nacional, Jota Silva quer desfrutar do momento, mas sem perder o foco do último encontro com a camisola vitoriana antes de se juntar à equipa das quinas: “Quero desfrutar do jogo de domingo e depois desfrutar deste momento”

A dedicação, o trabalho e a intensidade de Jota Silva são inegáveis. Foram as características que, aliadas à qualidade que apresenta sempre que pisa o relvado, o conduziram desde as divisões inferiores – e distritais – do futebol português até à elite do primeiro escalão e, finalmente, à Seleção Nacional. O gondomarense, que representa o Vitória Sport Clube desde 2022, está a viver uma época inesquecível e a assumir um protagonismo que não é surpreendente. E a carreira do jogador de 24 anos acaba de conhecer mais um capítulo incontornável: a estreia absoluta numa convocatória da Seleção Nacional.

Na Cidade do Futebol, Roberto Martinez deixou rasgados elogios ao jogador que convocou para os particulares frente à Suécia e Eslovénia nos próximos dias 21 e 26 de março e classificou-o como “um bom exemplo”. Ao lado dos colegas de equipa, na Academia do Vitória SC, o avançado viu o sonho antigo de ser chamado à Seleção das Quinas a concretizar-se. Depois de receber os abraços de felicitação, confessou que ainda estava a tentar perceber o que tinha acontecido, mas revelou-se feliz pela oportunidade e dividiu o mérito com todos o que o acompanharam ao longo deste percurso.

O jogador já tinha deixado claro que ambicionava ser chamado à Seleção Nacional e que considerava que estava no clube certo para o fazer. “Acho que jogar na Seleção Nacional é um senho que qualquer jogador português tem e acho que estou no clube certo para alcançar esse sonho, acho que está cada vez mais perto de acontecer e acho que é com a camisola do Vitória que vou conseguir alcançar esse objetivo”, disse aquando da sua apresentação em Guimarães em junho de 2022. Menos de dois anos depois, cumpriu o objetivo de ser convocado.

Primeira reação: “Estou muito contente. É fruto do meu trabalho, mas também do trabalho de muitas pessoas ao longo destes anos todos. É um sonho que se tornou realidade. Agora é desfrutar do momento”.

Nervosismo: “Há algum nervosismo, alguma ansiedade, mas acho que é normal. Já ambicionava isto há muito tempo. Sei que é difícil entrar especialmente nesta equipa e neste grupo porque são fantásticos. Há muita qualidade. É difícil entrar num grupo destes, mas estar convocado é ótimo porque quero sempre estar entre os melhores. Quero desfrutar do momento”.

Desfrutar e aprender: “Ainda estou a perceber o que aconteceu e a viver o momento. Vou desfrutar e tentar aprender o máximo com todos eles. São jogadores de grande nível e com muitas conquistas nas respetivas carreiras. Sei que me vão ensinar muitas coisas. Vou com o intuito de aprender, de desfrutar e de poder defender bem o meu país”.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques: “Se a minha estreia pela Seleção Nacional se concretizar no Estádio D. Afonso Henriques é a cereja no topo do bolo. Não podia pedir um sítio melhor para me estrear, caso aconteça. Agora quero desfrutar do jogo de domingo [pelo Vitória SC frente ao GD Chaves] e depois desfrutar deste momento”.

Uma boa equipa faz sobressair as individualidades: “É o trabalho de muita gente ao longo destes anos e principalmente é o resultado da campanha fantástica que estamos a fazer este ano, estamos a fazer um grande campeonato. Aliás, vários jogadores estão a fazer uma boa época. Temos resultados incríveis e isso ajuda a fazer sobressair as individualidades. Isto é fruto de muito trabalho meu, de muito trabalho da equipa e do bem que se trabalha aqui no Vitória”.

A família e a namorada: “Isto é pela minha família e pela minha namorada. Estiveram sempre comigo ao longo destes anos todos. Trabalharam e estiveram nos momentos mais difíceis e, por isso, isto é para eles”.

Um sonho concretizado: “Ainda estou a sentir tudo isto. É uma coisa que ambicionava há muito. É um orgulho poder defender as cores do nosso país, mas é como eu digo: agora estou focado no jogo de domingo e depois vou desfrutar desta aventura, que tenho a certeza que vai ser uma coisa muito boa”.