Samuel Gonçalves e Beatriz Areal vencem os seus respetivos escalões na edição de 2024 do Campeonato Nacional de Jovens em xadrez
A história do Campeonato Nacional de Jovens em xadrez deste ano não pode ser contada sem o nome Vitória Sport Clube pelos dois títulos nacionais conquistados por xadrezistas de Reio ao peito.
As honras pertenceram a Samuel Gonçalves, no escalão de Sub-20 e Beatriz Areal, nos Sub-18 femininos, que subiram ao lugar mais alto do pódio das suas categorias.
Foram nove os vitorianos que estiveram em competição na prova que decorreu em São Pedro do Sul, num total de 280 xadrezistas em representação de vários clubes nacionais.
No escalão de Sub-14, participaram Miguel Rocha e Aum Ghai com o primeiro a lutar pelo título até à última ronda. Iguais prestações muito positivas, tiveram Rafael Correia e Lucas Silva, no escalão de Sub-16, com o primeiro também a lutar pelo título até à última ronda e o segundo a terminar a competição invicto.
Nota ainda para as participações meritórias de Manuel Cabete, David Bento e Francisco Carvalho.
Mas o grande destaque vai para os títulos conquistados, com o Mestre Nacional Samuel Gonçalves, terceiro no ranking à partida, a superar as expetativas e a ser o melhor Sub-20 da prova.
A segunda campeã vitoriana desta competição foi Beatriz Areal, que não deu hipóteses à concorrência nos Sub-18 femininos. É o terceiro título individual de realce da conquistadora que adiciona o título de campeã nacional de Sub-18 Femininos aos títulos de campeã distrital Sub-18 e absoluta.
Com estes resultados, os dois vitorianos do Vitória estão apurados para representar Portugal nos Campeonatos da Europa de xadrez que irão ocorrer em Agosto, na cidade de Praga, na Chéquia.