O Vitória SC distinguiu-se como o melhor terceiro classificado da primeira edição da Liga Portugal Youth ao vencer o SC Braga nos penáltis para conquistar o Prémio Youth
Num jogo pontuado pelo equilíbrio, foram precisos nervos de aço para vencer. Os jogadores vitorianos entraram para a final do Prémio Youth com intenção de vencer o SC Braga e conquistar o troféu que premiava o melhor terceiro classificado da fase de grupos da primeira edição da Liga Portugal Youth. O dérbi minhoto dos mais jovens foi tão disputado e emocionante como costuma ser o dos mais crescidos. No relvado do Estádio do Bessa Séc. XXI, os Conquistadores chegaram cedo à vantagem, permitiram a reviravolta na segunda parte e empataram no último minuto do tempo regulamentar. A decisão foi empurrada para a disputa das grandes penalidades. Com frieza e muita qualidade, os atletas vitorianos sagraram-se vencedores do troféu.
Os primeiros minutos do encontro da final do Prémio Youth ditaram o ritmo para o resto da partida. Num ritmo acelerado, os atletas sub-12 do Vitória SC e do SC Braga mostraram que ao terceiro dia da Liga Portugal Youth ainda não tinham sido vencidos pelo cansaço. Na disputa pelo troféu de melhor terceiro classificado da fase de grupos, foram os Conquistadores que entraram a vencer. À passagem do minuto sete, Simão Marques saltou ao segundo andar e cabeceou para o fundo das redes do adversário. Estava feito o primeiro e o Vitória SC foi a vencer pela margem mínima para o intervalo.
A segunda parte do encontro começou com golos. O SC Braga empatou aos 24 e passou para a frente do marcador aos 26. Dois golos de rajada não abalaram a equipa de Edgar Lobo. Os Conquistadores foram à procura do golo e quem procura acaba por encontrar. Ao minuto 40, uma bela jogada do capitão Diogo Ribeiro acabou nos pés de Simão Marques, que voltou a fazer o gosto ao pé e empatou a partida: 2-2. Sem tempo de reagir, a decisão foi empurrada para a disputa de grandes penalidades.
No desempate por penáltis, Berna foi o protagonista ao defender dois penáltis. No primeiro frente a frente com o adversário, o guarda-redes vitoriano adivinhou o lado e defendeu com os pés. Depois Gabi não tremeu e fez o 1-0. No segundo penálti, Berna ainda adivinhou o lado, mas falhou a defesa por poucos centímetros. O capitão Diogo Ribeiro assumiu a responsabilidade e disparou com frieza para o fundo das redes para fazer o 2-1. Simão Marques, com uma bola caprichosa que demorou a passar a linha final, e Pedro Santos, que rematou sem medo para o centro da baliza, também foram chamados à marca de penáltis e cumpriram sem hesitação. Na última oportunidade do SC Braga, Berna agigantou-se e voltou a defender o remate do adversário e dispensou o Vitória SC de atirar pela última vez à baliza ao estabelecer o 4-3 no desempate.
Simão Marques, com dois golos e um penálti certeiro, foi distinguido com o prémio de Homem do Jogo. No fim do encontro, foi o porta-voz do grupo na flash interview à Sport TV. “É um prémio não só individual, mas também coletivo”, começou por dizer. O jogador não se esqueceu dos colegas que não marcaram presença no torneio: “Nós somos um grupo muito grande e aqui só estão 12. O prémio é meu e da minha equipa”. Simão Marques confirmou a ansiedade da equipa, mas foi perentório nas respostas. “Conseguimos ganhar com raça, à Vitória. Nós agarramos todas as oportunidades e somos uma equipa à Vitória”, concluiu.
O Vitória Sport Clube sagra-se, assim, vencedor do Prémio Youth e é o melhor terceiro classificado da fase de grupos da primeira edição da Liga Portugal Youth, um torneio de três dias disputado na variante de futebol de sete e que reuniu 12 emblemas nacionais e europeus no relvado do Estádio do Bessa Séc. XXI.