O ex-avançado do Marítimo assinou com o Vitória Sport Clube um contrato válido por quatro épocas

O leque de opções para o ataque do Vitória Sport Clube passa a incluir José Bica. Alcançado o acordo com o Marítimo e o jogador, a SAD dos Conquistadores acertou a assinatura de um contrato válido para as próximas quatro épocas (até 2028), pelo que Bica terá a possibilidade de atuar pela primeira vez no principal escalão, depois de na época passada ter disputado 15 jogos na II Liga e três na Taça de Portugal com as cores do Marítimo na II Liga, totalizando três golos e uma assistência. Ainda em 2023/24, o avançado de 21 anos apontou dois golos em quatro partidas disputadas no Campeonato Portugal pela equipa B do clube madeirense.
Natural de Mirandela, Bica cumpriu parte da formação no Mirandela e no FC Porto, evoluindo depois, ainda como juvenil, no Padroense, por empréstimo do clube portista. Terminada a ligação ao FC Porto, representou o Chaves durante uma época e meia, mudando-se em 2020 para os juniores do Lille, o mesmo clube onde jogavam os portugueses José Fonte, Tiago Djaló, Renato Sanches e Xeka. Em duas épocas e meia ao serviço do clube francês, saltou dos juniores para a equipa profissional secundária, acumulando oito jogos pelos bês, com seis golos marcados e uma assistência. Entre outras competições, experimentou a Youth League, apontando três golos em seis jogos.
A aventura em terras gaulesas terminou em janeiro de 2023, altura em que assinou pelo Marítimo. Encaminhado inicialmente para a equipa B, apontou quatro golos em 13 jogos, acabando por fixar-se na formação principal do clube insular no decorrer da época de 2023/24. A carreira futebolística do jovem avançado, sempre desconcertante na movimentação e rápido na decisão, inclui ainda oito internacionalizações pelos sub-17 e sub-19 de Portugal.