João Costa, Mamadou Tounkara e Matthew Lawrence vão representar o Vitória Sport Clube nos Jogos Olímpicos de Paris e entram em ação nos primeiros dias do evento
Pela primeira vez na história, o Vitória Sport Clube vai estar representado por três atletas nos Jogos Olímpicos. Os nadadores João Costa e Matthew Lawrence vão participar, respetivamente, nas provas de 100 metros costas e 100 metros bruços. Mamadou Tounkara vai competir no torneio de futebol olímpico ao serviço da equipa sub-23 do Mali. A cerimónia de abertura está planeada para o dia 26 de julho, sexta-feira, e será a primeira vez que vai acontecer fora de um estádio. O evento inaugural vai transformar as ruas da capital francesa, com os atletas a fazer o tradicional desfile em barcos que vão percorrer o Rio Sena.
Depois de um ciclo olímpico de quatro anos, os Jogos Olímpicos de 2024 estão quase a arrancar. O maior evento multidesportivo do mundo prolonga-se até ao dia 11 de agosto, mas os atletas vitorianos entram em ação logo nos primeiros dias. Mamadou Tounkara é o primeiro e inicia a participação olímpica antes mesmo da cerimónia de abertura. Matthew Lawrence, que integra a missão olímpica moçambicana e vai ser porta-bandeira do país africano, e o português João Costa competem no primeiro fim-de-semana de provas.
Conhece os horários e as provas dos atletas vitorianos:
Mamadou Tounkara | Mali | Futebol
O torneio de futebol olímpico começa antes da cerimónia oficial de abertura, estando a final programada para o dia 09 de agosto. Habituado a ser chamado para representar os sub-23 do Mali, Mamadou Tounkara voltou a merecer a confiança do treinador Diallo. Os malianos juntaram-se à Vila Olímpica a 20 de julho, depois do último jogo de preparação que redundou com um triunfo por 3-0 frente ao FC Bobigny 93. O Mali, que disputa o Grupo D com Israel, Japão e Paraguai, tem o primeiro encontro agendado para as 20:00 (hora portuguesa) do dia 24 de julho, quarta-feira, no Parc des Princes com a congénere israelita.
Ainda na fase de grupos, as águias africanas vão encontrar o Japão a 27 de julho (sábado). O segundo jogo é fora da capital e tem o início agendado para as 20:00 (hora portuguesa) no Estádio de Bordeaux. Para fechar as contas, o Mali defronta o Paraguai a 30 de julho (terça-feira) à mesma hora, novamente no Parc des Princes. As duas equipas que alcançarem melhor classificação em cada grupo avançam para a fase seguinte. Os quartos-de-final estão marcados para o dia 02 de agosto e as meias-finais para o dia 05. A disputa pelas medalhas começa a 08 de agosto para decidir o quarto e o terceiro classificado. A final, que decidirá o vencedor das medalhas de prata e ouro, vai disputar-se no dia 09.
Matthew Lawrence | Moçambique | Natação – 100 metros bruços
O nadador Matthew Lawrence, que representa o Vitória Sport Clube desde outubro de 2023, foi o último atleta vitoriano a garantir a participação nos Jogos Olímpicos de 2024 ao ser selecionado para integrar a missão olímpica de Moçambique. A viver em Portugal desde 2022, no âmbito de uma Bolsa Olímpica atribuída pelo Comité Olímpico Internacional, vai participar na prova dos 100 metros bruços. Na última prova de preparação antes de rumar a Paris, o nadador venceu a disputa dos 50 metros bruços no Meeting Internacional do Porto.
Em Paris desde o início do mês de julho para se preparar para o momento mais importante da carreira até ao momento, o nadador de 20 anos vai ser o porta-bandeira de Moçambique e entra em competição no próximo dia 27 de julho (sábado). As eliminatórias dos 100 metros bruços estão marcadas para as 10h00 (hora portuguesa). Se avançar para as semifinais, vai competir pouco depois das 20h00 (hora portuguesa) do mesmo dia. A final da competição está marcada para o início da noite do dia 28 de julho (domingo).
João Costa | Portugal | Natação – 100 metros costas
O nadador vitoriano João Costa, o único português da comitiva vitoriana para os Jogos Olímpicos de 2024, é o último a entrar em competição. O atleta vimaranense atingiu os mínimos olímpicos no Mundial de Natação de Fukuoka em 2023. Nas águas japonesas, nadou a eliminatória dos 100 metros costas em 53,71 segundos, conquistando a presença nas meias-finais da distância. Para além de valer a participação olímpica, João Costa bateu o anterior recorde nacional que já lhe pertencia.
Depois de sofrer uma lesão no início do ano, o vimaranense recuperou, deu seguimento à preparação para os Jogos Olímpicos e conquistou a medalha de bronze dos 100 metros costas no Open de Espanha antes de viajar para a capital francesa. Nos Jogos Olímpicos de Paris, a prova dos 100 metros costas começa às 12h00 (hora portuguesa) do próximo domingo, dia 28 de julho. A semifinal decorrerá no final desse dia. A final disputa-se na noite de segunda-feira, dia 29.