Atleta vimaranense competiu na prova dos 100 metros costas. Melhor registo pessoal do ano não foi suficiente para alcançar a semifinal.
O nadador vimaranense João Costa tornou-se oficialmente um atleta olímpico na manhã deste domingo, dia 28 de julho, ao estrear-se na prova dos 100 metros costas nos Jogos Olímpicos de Paris. Natural de Guimarães e atleta do Vitória Sport Clube desde criança, o costista apurou-se para os Jogos Olímpicos no Campeonato Mundial de 2023, que decorreu no Japão, ao percorrer a distância em 53,71 segundos. Para além de conquistar a participação olímpica, ainda estabeleceu um novo recorde nacional. Na Paris La Défense Arena, aos 22 anos e acompanhado pelo irmão e treinador Rui Costa, cumpriu um sonho antigo ao estrear-se na prova multidesportiva mais importante do mundo.
Com a responsabilidade de ser o primeiro nadador da delegação portuguesa a entrar em competição, João Costa partiu para a fase de qualificação na terceira série da prova dos 100 metros. Longe do melhor registo pessoal da carreira, o nadador vimaranense percorreu a distância em 54,90 segundos. Na classificação geral, ocupou inicialmente um lugar de qualificação entre os 16 primeiros. As restantes séries revelaram-se mais rápidas e empurraram o nadador vimaranense para o 32.º posto (numa tabela com 46 nadadores). A recuperar de um período delicado na carreira, marcado por uma grave lesão e uma intervenção cirúrgica ao ombro direito, João Costa demonstrou tenacidade e perseverança, assim como uma grande capacidade de trabalho, ao marcar presença nos Jogos Olímpicos e fazer a melhor prova do ano a nível pessoal.
Com uma extensa contribuição para a natação nacional, João Costa somou a 23.ª internacionalização na capital francesa e já inscreveu o seu nome em 17 recordes nacionais individuais. A comitiva de atletas vitorianos nos Jogos Olímpicos já entrou em competição. Antes de João Costa, o nadador moçambicano Matthew Lawrence não ultrapassou a fase de qualificação nos 100 metros bruços. O futebolista maliano Mamadou Tounkara ainda está em prova. Depois de um empate frente à seleção de Isreal e uma derrota frente ao Japão, volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 30 de julho, para defrontar o Paraguai. O apito inicial está marcado para as 20h00.