Estadunidense de 24 anos vai estrear-se como profissional ao serviço dos Conquistadores na primeira época longe de casa
Tyke Thompson integra o leque de opções do treinador Miguel Miranda para a época 2024/2025. O extremo/poste de 24 anos, natural de Salem, no Oregon, representou a equipa de basquetebol da Saint Martin’s University nos últimos cinco anos. Na primeira experiência fora do país de origem, o basquetebolista está “muito feliz” por estar em Guimarães e representar o Vitória Sport Clube. “Sonho em jogar basquetebol a nível profissional desde criança e finalmente é a minha realidade”, disse.
Com mais de dois metros de altura, Tyke Thompson quer entreter os adeptos e oferecer bons espetáculos na Liga Betclic. Descreve-se como um jogador versátil, capaz de oferecer diferentes soluções à equipa nos diferentes momentos de jogo. “A versatilidade é o meu ponto forte porque consigo desempenhar várias posições e papéis quer no ataque, quer na defesa”, explicou.
Nesta nova experiência fora de casa, o basquetebolista reconhece que ainda não sabe o que esperar: “Estou só a viver o momento e a desfrutar do dia-a-dia. Agora quero conhecer bem a cidade e criar as minhas rotinas aqui”. O primeiro impacto na Cidade Berço foi positivo. Tyke Thompson reconhece que Guimarães é marcadamente diferente da sua cidade de origem, mas assume que está a aproveitar para aproveitar a calma e a serenidade. “O tempo tem estado incrível. A cidade transmite-me muita paz”, acrescentou. Com o símbolo do Rei ao peito, o basquetebolista quer contribuir para somar triunfos e acredita que as condições estão reunidas para fazer uma boa época. “O clube está a tratar-me muito bem e está a dar-me todas as condições para ter sucesso”, rematou.
Uma nova experiência: “Esta vai ser a primeira época da minha carreira fora do meu país de origem. Estou muito feliz por ser aqui. Sonho em jogar basquetebol a nível profissional desde criança e finalmente é a minha realidade. Não sei exatamente o que esperar desta nova experiência. Estou só a viver o momento e a desfrutar do dia-a-dia. Agora quero conhecer bem a cidade e criar as minhas rotinas aqui. É muito diferente do meu país. No entanto, estou a gostar muito neste primeiro impacto. O tempo tem estado incrível. A cidade transmite-me muita paz e é muito diferente da minha cidade nos Estados Unidos da América”.
Expectativas: “Como é o meu primeiro ano fora da minha zona de conforto, vim para Portugal com poucas expectativas. O clube está a tratar-me muito bem e está a dar-me todas as condições para ter sucesso. Estou confortável aqui. Os meus colegas de equipa e o staff têm sido espetaculares”.
Objetivos: “Os nossos objetivos para a próxima época passam por ganhar o máximo número de jogos possível. Quero que o meu impacto na equipa seja positivo e que possa ajudar a empurrar o grupo para a vitória. Espero que seja uma boa época, com bons resultados e livre de lesões graves”.
Qualidades: “O meu jogo é muito fácil de gostar para o adepto. Tenho tiro exterior e também consigo desequilibrar através do drible. E, pela minha alta estatura, também consigo jogar em zonas mais próximas do cesto dependendo do encaixe defensivo com a equipa contrária. A versatilidade é o meu ponto forte porque consigo desempenhar várias posições e papéis quer no ataque, quer na defesa”.