fbpx
preloader

Maratonas dominam fim de semana

Atletismo vitoriano a fazer pacing na Maratona do Porto e em ação na Maratona de Nova Iorque

A maratona dominou o fim de semana do atletismo vitoriano, com dois tipos de participações em duas provas distintas e com objetivos diferentes.

Pacers na Maratona do Porto

Como é habitual, o atletismo do Vitória esteve presente a fazer serviço de pacing na Maratona do Porto, prova que conta para o campeonato nacional da distância. Este serviço que consiste em ter determinados atletas a fazer a prova a determinados ritmos pré-definidos para ajudar aos atletas em competição a alcançar esses tempos.

Foi feito por duplas (cada um faz metade do percurso) e os vitorianos Joaquim Pacheco e Francisco Novais (4h15), Miguel Peixe e Manuel Freitas Mendes (4h30) e José Carlos Freitas e António Marques (4h45) ajudaram os competidores a concluir marcas e ritmos.

Também no apoio à competição esteve Paulo Fontão, que serviu de lebre aos primeiros atletas portugueses. Uma lebre nas corridas de fundo é alguém que ajuda a manter o ritmo alto até determinada fase da competição para estimular ritmos e tempos.

Em termos competitivos, para além de Hélder Vieira que não concluiu a prova, terminaram a Maratona Nuno Mota (3h17m) e João Oliveira (4h44m).

Masters na maior do mundo

O emblema do Rei esteve presente na Maratona de Nova Iorque, em termos de participantes, a maior do mundo.

Manuel Mendes (3,11,12), Daniel Ferreira (3,15,55), Filipe Oliveira (3,21,13), Paulo Abreu (3,27,58), Luís Mendes (3,35,10), Diogo Matos (3,38,0), Ricardo Ribeiro (3,51,10), Carlos Gonçalves (3,52,06) e Miguel Mendes (3,55,22) foram os conquistadores presente na prestigiada prova.