Chama vimaranense continua acesa nas competições europeias. Depois de ter enfrentado com êxito as temperaturas glaciares de St. Gallen na quinta jornada, o Vitória SC é segundo na fase de liga da UEFA Conference League
O Vitória Sport Clube conquistou os três pontos europeus da quinta jornada da fase de liga da UEFA Conference League com um triunfo por 1-4 na Arena St. Gallen. Frente aos suíços do FC St. Gallen 1879, os Conquistadores assumiram as rédeas do jogo desde cedo. Os golos de João Mendes (33’), Gustavo (58’), Alberto (84’) e Samu (90’+4) construíram uma vantagem justa que deixa o Vitória SC no segundo lugar da tabela classificativa da nova fase de liga da competição. Com 13 pontos somados ao cabo de cinco jornadas, os Conquistadores partem para a última ronda a aspirar o apuramento direto para os oitavos-de-final.
Os Conquistadores entraram mais determinados a dominar o encontro, mas a primeira oportunidade até pertenceu ao St. Gallen. Christina Witzig causou calafrios aos vitorianos com duas jogadas de perigo aos 16’ e aos 17’. No primeiro lance, Bruno Varela e Mikel Villanueva afastaram o perigo e o jogador da equipa suíça acabou por atirar por cima. Logo a seguir, Bruno Varela voltou a fazer uma excelente defesa. Nélson Oliveira também tentou o golo, mas a bola passou ao lado da baliza adversária. João Mendes concretizou as ameaças aos 33 minutos. Numa jogada combinada com Nuno Santos, o médio vitoriano inaugurou o marcador. As equipas recolheram ao balneário com os portugueses na frente.
Os Conquistadores entraram na segunda metade da partida com a mesma vontade de dominar o jogo e rapidamente encontraram o caminho para a baliza com Gustavo Silva a aumentar a vantagem aos 58’. O brasileiro não hesitou e deu o melhor desfecho a uma jogada que começou em Manu e passou por Nuno Santos. Kevin Csoboth reduziu aos 66’ para manter viva a esperança verde e branca. O golo que podia ter abalado a confiança da equipa de Rui Borges acabou por ter o efeito contrário e galvanizou o grupo vimaranense. Pouco depois, Kaio César, Samu e Bica foram chamados ao jogo e criaram desconforto nos anfitriões. Bica foi o primeiro com uma ameaça aos 80’. Kaio César, aos 85, assistiu Alberto para o golo. O jovem jogador, produto da formação vitoriana, estreou-se a marcar com a camisola dos Conquistadores. As resultado ainda não estava fechado. Samu foi o último a marcar e fechou as contas aos 90’+4.
Com 13 pontos somados, o Vitória Sport Clube parte para a última jornada da fase de liga isolado no segundo lugar, apenas atrás do Chelsea FC. Os ingleses encabeçam a lista com 15 pontos. A AC Fiorentina está no terceiro posto com 12 pontos. Os italianos vão deslocar-se ao Estádio D. Afonso Henriques já na próxima jornada, agendada para a próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, para concluir as contas desta fase da competição.
A ficha de jogo AQUI