fbpx
preloader

Luciana Sampaio: “É um clube bastante organizado”

Treinadora está a cumprir a sua segunda temporada ao serviço do Vitória SC. Orienta duas equipas de Sub-13, que disputam dois campeonatos diferentes: uma prova masculina e outra feminina

O rosto deste desafio é Luciana Sampaio, treinadora que chegou ao clube do Rei na época transata e que tem sido um pilar no desenvolvimento tático e técnico das atletas mais jovens do clube.

Uma equipa disputa o campeonato feminino interdistrital de Viana do Castelo e Braga, enquanto o outro conjunto mede forças contra formações masculinas numa prova tutelada pela AF Braga. A preparação para competir em dois modelos diferentes “é a mesma”, garante Luciana Sampaio.

Num clube “bastante organizado e com jogadoras com muita qualidade”, a treinadora falou do projeto, do desafio de gerir duas equipas e apontou as metas para a atual época.

Experiência: “Continuo a avaliar a minha experiência no Vitória como muito positiva. É um clube bastante organizado e com jogadoras com muita qualidade. Portanto, são excelentes condições para desenvolvermos o nosso trabalho”.

Gerir duas equipas: “Este ano tenho um desafio maior. Temos 24 atletas, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos, que são divididas em duas equipas a competirem em campeonatos diferentes. Penso que temos gerido da melhor forma. Elas treinam em conjunto. A equipa técnica é constituída por três treinadores e um treinador de guarda-redes, o que permite que consigamos dar e prestar a atenção necessária a todas as atletas, bem como assegurar todos os aspetos relativos à organização e operacionalização do treino, desde a conceção, planeamento e reflexão”.

Disputar um campeonato masculino: “A preparação para competir no campeonato masculino é a mesma para o campeonato feminino. Existem objetivos e razões diferentes para estarmos a competir nesses dois campeonatos, nomeadamente no que perspetivamos em termos do desenvolvimento da jogadora, fundamentado em dois pilares: desfrutar da competição e reunir condições para chegar à equipa sénior do Vitória”.

Objetivos: “O primeiro e grande objetivo é que as jogadoras continuem a crescer sendo felizes a jogar futebol. Em segundo: que evoluam como atletas. Em termos competitivos ambicionámos alcançar os melhores resultados possíveis nas competições em que estamos a participar”.