Assumindo que o triunfo da última jornada foi uma importante injeção de adrenalina, o treinador do Vitória SC carrega na ambição para a visita ao Famalicão

Reconquistada a confiança perdida, diante do AFS, o Vitória Sport Clube arranca em força para Famalicão. O técnico Luís Freire aponta à conquista de mais três pontos na Liga Portugal e acredita que a equipa voltará a apresentar-se forte na partida deste sábado, metendo em campo “a energia” adequada e fazendo tudo por manter o ritmo elevado até ao último minuto. Certo de que o adversário inspira cautelas, o comandante dos Conquistadores entende que o grupo se apresenta agora mais “equilibrado” e saúda a renovação do contrato de Tomás Händel.
Evolução: “É sempre melhor trabalhar sobre vitórias. Mas já tinha sentido, antes do jogo com o AFS, que a equipa estava a trabalhar bem e que estávamos com a mentalidade e energia certas. Demos seguimento a isso e ganhámos fruto de uma exibição consistente. Não sofremos golos, marcámos dois. Jogámos com autoridade e, por isso, esta semana trabalhámos no sentido de evoluirmos. Recebemos também alguns jogadores e, como treinador, cada vez conheço melhor a equipa. Sinto que a nossa ideia de jogo tem vindo a evoluir. Estando com a energia certa, a qualidade dos jogadores acaba sempre por aparecer. Mantendo esse registo, seremos certamente uma equipa forte”.
Famalicão motivado por uma vitória no Bessa: “Isso é um bocadinho indiferente para nós. Também vimos de uma vitória e de uma boa exibição. Fomos dominadores sobre o adversário e ganhámos. O adversário vem de uma vitória e, por outro lado, não ganha em casa há algum tempo. Mas são contas deles, o que me interessa é a minha equipa. Temos de olhar para a nossa ideia de jogo e para aquilo que teremos de fazer em Famalicão. Sei bem qual é a mentalidade que eu quero para o jogo”.

A renovação do contrato de Tomás Händel: “É um dos capitães de equipa e ama o clube. Nasceu cá. Sempre esteve focado nos objetivos da equipa e nunca deixou de ajudar em todos os momentos. Essa renovação do contrato foi mais um capítulo dele neste clube. Deu alegria a toda a gente. Sempre contámos com ele e vamos continuar a contar”.
O fecho do mercado e o plantel: “Chegaram reforços e ficou tudo melhor. Aliás, nem tive a oportunidade sequer de trabalhar com alguns dos jogadores que saíram. Quem chegou veio para acrescentar, e com boa energia. Têm muita vontade de representar o Vitória SC e de nos ajudar. A verdade é que o grupo está mais forte. Temos um plantel equilibrado, com boas opções e jogadores com diferentes características para diferentes posições. Por outro lado, o plantel não é muito extenso, o que permite maior competitividade e uma gestão mais fácil. Não há sobreposição de jogadores numa ou noutra posição. Dá-me garantias para sermos extremamente competitivos e para lutarmos pelos nossos objetivos na Liga Portugal e na UEFA Conference League. Vejo muita vontade entre quem chegou e entre quem já cá estava. O grupo está mais focado e determinado”.
As três vagas para inscrições na UEFA Conference League: “Os jogadores já sabem. Vai saber-se através das vias oficiais da UEFA. Nesta altura, estamos a falar do campeonato”.
Pontos fortes e fragilidades do adversário: “Há sempre pontos estratégicos para um jogo. O Famalicão gosta de ter bola. Teve 75% de posse de bola contra o Santa Clara, 71% contra o Estrela da Amadora… Mas isso não quer dizer que depois consiga os resultados que pretende. O Vitória também quer ter bola, assumindo o seu jogo em qualquer campo. Estamos muito focados em nós e com a energia certa. O Famalicão é uma boa equipa: joga em 4x3x3, com dois oitos e dois extremos bem projetados. Gostam de pressionar. Estamos bem identificados com eles, mas interessa-me mais aquilo que nós temos de fazer. Devemos continuar a crescer para nos reencontrarmos com as vitórias fora de casa”.

Quase uma volta inteira sem ganhar fora de casa: “Acho que ninguém tinha isso presente. Só pensamos em voltar a ganhar. Conseguimos isso na última jornada e eu quero que tal aconteça em todos os jogos, em casa ou fora. É isso que me interessa. O que está para trás não interessa, é mais importante o que está para a frente. A nossa mentalidade é ganhar seja onde for. Estamos muito motivados e estamos muito convictos daquilo que devemos fazer para ganhar o jogo com o Famalicão”.
Beni Mukendi: “Dá uma dimensão diferente à equipa. É um jogador atlético, intenso e muito forte nos duelos. É um jogador agressivo. Tem ainda uma boa construção de jogo e tudo isso era importante na nossa nessa equipa. Tem vindo a demonstrar que quando maior é o desafio maior é a sua afirmação. Pode ajudar-nos muito até ao fim da época. Precisamos de ter competitividade em todas as posições. Sinto que o plantel está mais equilibrado e o Beni é um médio diferente dos outros”.