De visita ao Famalicão, o Vitória SC deparou-se com uma defesa de betão e marcou passo, não conseguindo ir além de um empate, sem golos

O domínio avassalador do Vitória Sport Clube rendeu apenas um frustrante ponto na visita ao Famalicão. A defesa dos anfitriões fechou-se a sete chaves do primeiro ao último minuto e o poder de fogo dos Conquistadores revelou-se insuficiente numa partida de sentido único, com o perigo (ainda que relativo) a rondar quase sempre a baliza à guarda de Carevic. Com mais posse de bola, cruzamentos e cantos, a equipa comandada por Luís Freire fez bem mais por merecer um eventual triunfo, mas os espaços rarearam na frente e, quando finalmente apareciam, faltou a eficácia desejável.
O figurino do jogo foi sempre o mesmo e, por entre raras ameaças construídas em movimentos de contra-ataque, chegou mesmo a festejar-se cada desarme ou bola cortada para fora entre quem fazia tudo para evitar que o marcador funcionasse a favor dos visitantes. Nessa arte de fintar o destino esteve em destaque, por exemplo, o próprio Carevic, como se verificou logo aos oito minutos, com o guarda-redes a responder com uma grande defesa a um perigoso remate de Samu, desferido já dentro da área. Parecia ser o começo de uma noite em grande para o Vitória SC, mas o desenrolar da partida acabou por ser um somatório gigantesco de atos falhados.
Por mais que tentassem, Telmo Arcanjo e Nélson Oliveira nunca foram felizes na arte do disparo e, ainda no primeiro tempo, Bruno Varela teve mesmo de se aplicar para segurar um desvio de cabeça de Sejk (36’). Nem a dança das substituições, com Luís Freire a juntar dois avançados na frente (Chucho e Dieu Merci) e a refrescar as alas com as entradas de Umaro Embaló e Vando Félix, ajudou a destruir a impressionante barragem construída pelo Famalicão. A segunda parte foi um decalque da primeira, diferindo somente na ponta final pela inflação de jogadores do Famalicão posicionados atrás da linha de bola. Foram por isso compreensíveis as manifestações de regozijo e orgulho entre quem abraçou semelhante missão de travar o Vitória SC.
A ficha de jogo AQUI
Assista à conferência de imprensa de Luís Freire: