fbpx
preloader

Fase de Subida garantida em Bragança

Conquistadores de Gil Lameiras empataram no reduto do GD Bragança (1-1) e vão disputar o acesso a uma vaga na Liga 3

A equipa B do Vitória Sport Clube assegurou a qualificação para a fase de subida à Liga 3 com um empate (1-1) em Bragança na 23.ª jornada da fase regular da Série A do Campeonato de Portugal. Com uma vantagem confortável na liderança da tabela classificativa, a equipa de Gil Lameiras viajou para o reduto do GD Bragança com a garantia de que a qualificação podia ser assegurada em quase todos os cenários: triunfo, empate ou derrota com uma margem inferior a três golos. Num terreno difícil – o GD Bragança tem apenas uma derrota na qualidade de visitado –, a equipa vitoriana assegurou um ponto na casa do terceiro classificado para arredondar as contas e somar 50 pontos, garantindo a presença na discussão pela subida de escalão.

Os Conquistadores puseram-se cedo em vantagem. Aos 11 minutos de jogo, Dénis Duarte foi chamado a converter uma grande penalidade e inaugurou o marcador. O capitão vitoriano assumiu a responsabilidade e não desiludiu ao atirar a bola para o fundo das redes desde a marca dos 11 metros. À passagem dos 18 minutos, Martim Alberto viu o cartão vermelho quando foi assinalada grande penalidade a favor dos anfitriões. Na baliza, Jota Oliveira brilhou ao impedir o golo do empate. A vantagem prolongou-se até ao intervalo.

A jogar em inferioridade numérica, os pupilos de Gil Lameiras aguentaram a vantagem até ao minuto 60. Foi Edgar, com a camisola 80, que chegou ao empate. As tentativas para conquistar os três pontos foram em vão e foi com a igualdade no marcador que os Conquistadores asseguraram o apuramento para a fase de subida do Campeonato de Portugal.

Gil Lameiras alinhou com Jota Oliveira na baliza, Dénis Duarte, Hugo Ferreira, Martim Alberto, Miguel Vaz, Gonçalo Braga, André Oliveira, Ruca, Miguel Nogueira, Zambrano e Gonçalo Pinto. Mathias Tepe, Pedro Marques e Yuk foram suplentes utilizados assim como Afonso Meireles, jovem de 17 anos que se estreou ao serviço da equipa B. O empate em Bragança aumenta ainda a série de invencibilidade dos Conquistadores, que não perdem há 15 jogos consecutivos, estando invencíveis desde novembro de 2024.

O Campeonato de Portugal regressa no fim de março com a receção dos vitorianos ao GD Joane para a ronda 24 da fase regular.