Vando Félix estreou-se com as cores da Guiné-Bissau; Cabo Verde de Telmo Arcanjo escalou para o primeiro lugar do grupo e aproxima-se do apuramento direto; e Beni Mukendi foi titular com as cores angolanas

A pausa para compromissos das seleções chegou ao fim. Vando Félix, Telmo Arcanjo e Beni Mukendi estiveram ao serviço das suas seleções nos últimos dias e preparam-se agora para regressar a Guimarães e treinar às ordens de Luís Freire para ajudar o Vitória Sport Clube a atingir os seus objetivos na reta final da época. Os atletas estiveram, respetivamente, ao serviço da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de Angola.
Vando Félix foi o primeiro dos internacionais vitorianos a entrar em campo. O atleta de 22 anos foi titular no confronto da Guiné-Bissau com a Serra Leoa e somou a primeira internacionalização da carreira. Substituído aos 63 minutos, ainda tentou contrariar a superioridade do adversário, mas acabou por ver a Guiné-Bissau a sofrer uma derrota por 3-1. Vando Félix não foi utilizado frente à Burkina Faso. A jornada dupla não favoreceu os guineenses, que não somaram qualquer ponto e caíram para o 5.º lugar do Grupo A com os mesmos seis pontos da Etiópia. O Egito, com 16 pontos, é primeiro; a Burkina Faso ocupa o segundo lugar com 11 pontos e a Serra Leoa segue no 3.º lugar com oito pontos. O Jibuti mantém-se na última posição.



A fase de apuramento corre de feição à seleção de Telmo Arcanjo. Cabo Verde reforçou o sonho de alcançar o Campeonato do Mundo de 2026 sem passar pelo play-off. Com dois triunfos na jornada dupla, frente às Maurícias (1-0) e a Angola (1-2), os Tubarões Azuis colocaram-se no primeiro posto do Grupo D. Telmo Arcanjo foi opção nos dois jogos e somou 145 minutos: 77 no primeiro e 68 no segundo jogo. Com 13 pontos somados, superiorizaram-se aos Camarões, que têm 12 pontos no segundo lugar. A Líbia, com oito pontos, segue no 3.º lugar, e Angola está no 4.º lugar com sete pontos. Maurícias e Essuatíni, com cinco e dois pontos respetivamente, ocupam as duas últimas posições.
A Angola de Beni Mukendi somou apenas um ponto, não tendo conseguido nenhum triunfo, e mantém o 4.º lugar do Grupo D. Empatou com a Líbia (1-1) e perdeu com a seleção de Cabo Verde (1-2). O jogador vitoriano foi suplente utilizado no primeiro encontro, tendo somado 30 minutos de jogo. Somou depois mais 90 minutos com a titularidade frente à seleção de Telmo Arcanjo.
Faltam disputar quatro jornadas da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026. As seleções que terminarem a fase de grupos no primeiro lugar apuram-se diretamente para a maior competição de seleções do mundo, assim como os quatro segundos melhores classificados. Os restantes segundos classificados vão disputar uma liguilha para preencher a última vaga de acesso.
