O treinador do Vitória SC espera uma grande resposta do grupo e só aponta à conquista dos três pontos no último jogo da época no Estádio D. Afonso Henriques

O campeonato caminha para o fim e o técnico Gil Lameiras acredita que o Vitória Sport Clube vai despedir-se em grande na última exibição da época no Estádio D. Afonso Henriques. Reconhecendo que a derrota pesada sofrida em Alvalade, na última jornada, foi um duro golpe numa curva exibicional que vinha sendo ascendente, o treinador acredita que a equipa responderá de forma implacável na partida desta segunda-feira, diante do Casa Pia, e não pensa noutro resultado que não passe pela conquista dos três pontos.
Mensagem para André Oliveira: “Antes de tudo, deixo aqui uma mensagem de muita força para o André Oliveira, da equipa B. Sofreu uma lesão feia e só espero que recupere o mais rapidamente possível porque ele merece. Envio-lhe um grande abraço e força para continuar o seu bonito caminho que tem vindo a fazer”.
A despedida do Estádio D. Afonso Henriques: “O nosso próximo jogo será o último em casa, com a presença dos adeptos, e obviamente queremos deixar uma boa imagem. Lutaremos por um bom resultado acompanhado de uma boa exibição. Esta tem sido uma época difícil, repleta de momentos altos e baixos, e os nossos adeptos merecem que a equipa lhes ofereça uma boa exibição. Estamos à espera de um adversário difícil, a precisar de pontos, e que não se vai importar de apresentar um bloco baixo no terreno de jogo. Provavelmente vão jogar muito em transição, apostando muito na bola parada, pelo que teremos de ser muito pacientes e concentrados, sendo competentes defensivamente. Teremos de ter paciência com bola, procurando bem os espaços na direção da baliza, para o golo. Isso será o mais importante”.

Os efeitos da goleada pesada em Alvalade: “Foi uma derrota dura. Tínhamos algumas expectativas relacionadas com o nosso futebol, em termos defensivos e ofensivos, mas depois percebemos que isso era passado. Tivemos de crescer e, passada uma semana, queremos dar uma boa resposta. Estamos mais calejados e prontos para um novo desafio, com a equipa a querer dar uma boa resposta”.
O contexto do Casa Pia pode condicionar o jogo? “Quem vai entrar nesse jogo, vai entrar com uma força maior. É uma oportunidade para aqueles jogadores que não jogavam tanto. Vão querer mostrar-se. Será uma equipa com uma motivação grande e que jogará com a clara intenção de nos tirar pontos, para ganhar. Precisam muito de pontos, mas nós queremos terminar este campeonato da melhor maneira, deixando uma boa imagem. Queremos muito os três pontos e vamos lutar por eles”.
O caso Nélson Oliveira: “O clube já emitiu um comunicado sobre isso. Não falando dessa situação específica, aquilo que eu tenho a dizer é que para jogarmos neste clube, e para aquilo que eu acho que devem ser os deveres de um jogador profissional e de um capitão nas minhas equipas, nós devemos estar no limite em todos os treinos e em todos os jogos. Um jogador profissional, um capitão, deve estar disponível para jogar 90 minutos, 10 minutos ou até para não jogar. Um jogador profissional de futebol, e ainda mais um capitão, deve colocar o seu ego atrás dos interesses do coletivo. Um jogador profissional, um capitão, não pode depois de uma derrota pesada estar às risadas com elementos da equipa adversária. Em relação a isto, não tenho muito mais a dizer. Não quero, de resto, falar em específico sobre esse caso porque o clube já emitiu um comunicado. Em relação a esse caso poderia falar muita coisa, há pano para mangas, mas não me vou alongar. Isso não é o mais importante. O mais importante é o jogo com Casa Pia. As nossas energias vão todas para esse jogo. Só me quero focar nesse jogo, na minha equipa e naquilo que temos de fazer”.

O futuro: “Há muita coisa para mudar, a começar pela mentalidade, a forma de encararmos o dia-a-dia e de sermos profissionais. Não falo especificamente dos jogadores, refiro-me ao clube em geral. Isso está identificado. A atual Direção já tinha identificado isso. Quando me perguntaram se isto estava a ser uma pré-época, respondi que está a ser uma fase de antecipação para aquilo que seria o início da próxima época se eu continuar no clube. Deu para perceber aquilo que eu quero. Há muita coisa que estamos a fazer bem e também há muita coisa que eu não quero que aconteça. Os jogadores fizeram um esforço para melhorar, mas há coisas claramente identificadas no clube e um clube como o Vitória SC tem de estar sempre no limite, com a exigência sempre no máximo”.

