Esclarecimentos do Vitória SC
sobre o pré-acordo com o V Sports.
Em que circunstâncias será usada a linha de crédito de 20 Milhões de euros?
Esta linha de crédito apenas será utilizada em caso de absoluta necessidade.
Esta linha de crédito será para ser usada de uma só vez?
Esta linha pode ser usada de forma avulsa e não tem obrigatoriedade de utilização total. A qualquer momento o clube pode amortizar e só paga juros sobre o valor que estiver utilizado.
Qual a taxa de juro indexada à linha de crédito?
A taxa de juro está fixada em 5,5% sem comissionamentos sobre o valor utilizado.
Qual o prazo de carência? O pagamento é feito em quantos anos?
O pagamento ocorre ao fim de 5 anos, sendo que nos dois primeiros anos existe carência no pagamento dos juros associados (desde que a linha de crédito seja efetivamente usada).
Se o Vitória não cumprir os pagamentos referentes à linha de crédito o que acontece?
- Rendas, a bilhética e rendimentos das quotizações
- Direitos Televisivos
- Passes de Jogadores - no ato de venda de jogadores, em caso de incumprimento, o parceiro ficará com uma percentagem do negócio.
Como se processa a entrada dos 2 Milhões de euros para investir em infraestruturas no clube?
Através de donativo para o Clube.
Quais as infraestruturas a intervencionar por força do investimento dos 2 Milhões de euros?
O investimento será aplicado para conclusão das obras na Academia e para melhorias no Estádio D. Afonso Henriques.
Com a entrada do novo parceiro, o Vitória continuará a manter a sua posição maioritária no capital da SAD?
Sim, o Vitória continuará com quase 51% do capital da SAD. O novo parceiro deterá 46% e os restantes acionistas completam o leque com cerca de 3%.
Qual será a composição do Conselho de Administração da SAD?
O Conselho de Administração poderá ser composto por três, cinco ou sete administradores. Em qualquer dos casos, o Vitória terá sempre maioria na SAD:
- 3 Administradores - Vitória (2) --- V Sports (1)
- 5 Administradores - Vitória (3) --- V Sports (2)
- 7 Administradores - Vitória (4) --- V Sports (3)
O que é que o novo parceiro pretende do Vitória?
O V Sports interessou-se principalmente por conseguir ter um parceiro com a envergadura do Vitória. Esse interesse vai contribuir para a partilha de passes de jogadores, com evolução futura para o Aston Villa, que é uma situação boa para ambas as partes. Para além disso, o novo parceiro tem interesse em colher Know How e partilha do modelo formativo de atletas, porque o jogador português é um caso de sucesso em todo o mundo. O desenvolvimento da área comercial, a ativação do adepto, o Dia de Jogo e a Deteção de talento são outras áreas de particular interesse.
O que o Vitória pretende do novo parceiro?
O Vitória encontra no V Sports um parceiro credível e sério, que representa uma das 300 maiores fortunas do Mundo. A V Sports é um excelente músculo financeiro, que permite a valorização e potencialização desportiva do Vitória. O objectivo principal visa o crescimento do Clube e a partilha de redes de contactos internacionais e de scouting, que permitam ao Vitória manter os seus principais ativos. Esta parceria é garantia de estabilidade e de uma equipa de futebol mais forte, que permite ao Vitória ganhar em campo de forma regular e consistente.
Qual a possibilidade do V Sports fazer um aumento de capital? Se o Vitória não acompanhar o V Sports passará a ser acionista maioritário?
Qualquer aumento de capital terá que ser discutido e aprovado em Assembleia Geral de acionistas. Nessa situação, o aumento de capital só é aprovado se tiver voto favorável de 2/3 do capital presente em assembleia.