Vitorianos partem para a Guarda à procura de um lugar na final e com ambição de vencer o último título da época
Com o passaporte carimbado para mais uma final four da Taça de Portugal, a equipa de polo aquático do Vitória Sport Clube quer findar a época desportiva da mesma forma que a iniciou: com um troféu. A temporada dos Conquistadores começou com um triunfo na Supertaça Carlos Meinêdo em outubro e vai terminar no próximo fim-de-semana nas Piscinas Municipais da Guarda com a disputa da final four da Taça de Portugal. Depois de ver o pentacampeonato escapar na final, a equipa vitoriana ainda pode adicionar mais um título ao palmarés na época 2023/2024.
Vítor Macedo, treinador, e João Costa, capitão, foram os porta-vozes do grupo vitoriano antes de rumarem à Guarda para disputar o último troféu da temporada. O primeiro encontro está agendado para as 18h00 do próximo sábado, dia 8 de junho. Na meia-final, os Conquistadores vão medir forças com o Sporting CP. Em caso de triunfo, a final acontece quase 24 horas depois. Às 17h00 de domingo, 9 de junho, os finalistas da presente edição da Taça de Portugal vão entrar na piscina para decidir o vencedor da prova.
Vítor Macedo: “Vamos dar o nosso melhor”
Com consciência de que o que já aconteceu “pouco ou nada conta”, o treinador vitoriano espera um desafio difícil frente ao Sporting CP. Vítor Macedo prefere não falar de uma possível final. “O que tem de estar na nossa cabeça, neste momento, é o próximo jogo, que é a meia-final”, disse. À espera de um adversário ambicioso, garante que a os Conquistadores vão fazer tudo “para levar a eliminatória de vencida e dar mais um passo rumo ao objetivo”.
A Taça de Portugal é o título que mais vezes tem escapado à equipa de polo aquático. No palmarés vitoriano, há apenas um exemplar conquistado em 2021. “Tem sido uma competição agridoce”, reconhece o treinador. No entanto, apesar de a época se encaminhar para o fim e haver um cansaço natural, os níveis motivacionais da equipa estão elevados. “Queremos acabar a temporada da melhor forma”, disse.
João Costa: “Estamos focados e com ambição”
O capitão de equipa reconhece que a margem de erro é “mínima”. À procura de cumprir o último objetivo da época, João Costa assegura que o grupo está motivado. “Sabemos que a Taça de Portugal é, em parte, o nosso calcanhar de Aquiles”, começou por dizer. No entanto, para uma equipa habituada a ganhar, as dificuldades não assustam: “Temos de nos focar no que temos para conquistar”. Para que a caminhada seja cumprida com sucesso, o apoio dos adeptos é indispensável. “Acredito que os nossos adeptos vão estar lá presentes e sei que vamos sentir o apoio deles”, concluiu.