fbpx
preloader

Trio de Conquistadores no Estrela Xtreme Triathlon

Dionísio Silva, Nuno Oliveira e Pedro Barreira vão enfrentar as difíceis condições da prova que se realiza no coração do Parque Natural da Serra da Estrela no próximo sábado, dia 14 de setembro

Dionísio Silva, Nuno Oliveira e Pedro Barreira vão representar o Vitória Sport Clube no Estrela Xtreme Triathlon, uma das provas de triatlo mais desafiantes e exigentes da Europa. O evento combina natação, ciclismo e corrida para testar os limites físicos e mentais dos atletas num cenário de natureza selvagem. O coração do Parque Natural da Serra da Estrela vai servir de palco para o evento marcado para o próximo sábado, dia 14 de setembro.

Nuno Oliveira e Dionísio Silva vão competir na distância half. Os atletas preparam-se para percorrer dois quilómetros a nado, 105 quilómetros de bicicleta e para terminar a prova com uma corrida de 21 quilómetros. Pedro Barreira vai competir na nova (e mais exigente) vertente do Estrela Xtreme Triathlon, apelidada de full. Para concluir a prova, o Conquistador terá de nadar quatro quilómetros, pedalar por 190 quilómetros e correr mais 41 quilómetros.

Os três atletas vitorianos vão estrear-se nas respetivas distâncias e Dionísio Silva vai mesmo estrear-se em absoluto na competição. Os irmãos Nuno Oliveira e Pedro Barreira já participaram no evento com nota positiva. Pedro Barreira participou nas últimas duas edições e alcançou o segundo lugar da classificação geral na distância half em 2022 ao cumprir dois quilómetros de natação, 105 quilómetros de bicicleta e 21 quilómetros de trail em pouco mais de sete horas. Nuno Oliveira juntou-se ao irmão em 2023. Venceu na respetiva categoria de idade e ficou no 4.º posto da geral na categoria starter ao cumprir o percurso (um quilómetro de natação + 53 quilómetros de bicicleta + 15 quilómetros de corrida) em cerca de quatro horas.

O evento começa com a etapa de natação em águas abertas na Lagoa do Vale do Rossim. Segue-se a prova de ciclismo com subidas íngremes e descidas técnicas e, por fim, a etapa de corrida por trilhos rústicos. O início da competição está agendado para as 06h00 com o arranque dos atletas inscritos na vertente full, incluindo o vitoriano Pedro Barreira. As restantes vertentes, nomeadamente a vertente half, que incluí Nuno Oliveira e Dionísio Silva, têm o início da prova marcado para as 08h00.