José Bárria é campeão nacional absoluto e junta-se aos quadros do xadrez vitoriano
Chama-se José Bárria, tem 21 anos e é o mais recente reforço do xadrez vitoriano. Apesar da sua juventude, é já um atleta consagrado, sendo o número sétimo do ranking nacional e o atual campeão nacional absoluto da modalidade.
O novo conquistador aprendeu a jogar xadrez com o pai, aos 3 anos de idade e, desde então, já acumulou um currículo impressionante, onde se destacam onze títulos nacionais (nove individuais e dois coletivos), o título de Mestre FIDE e duas normas de Mestre Internacional. Currículo este que José Bárria quer aumentar já na primeira época de Rei ao peito.
“Individualmente ambiciono chegar ao fim da época já com o título de Mestre Internacional e também subir nos rankings até ao Top3 nacional. Coletivamente, quero conquistar tantos títulos nacionais quanto possível e que, nós atletas, possamos juntos melhorar o nosso nível de jogo”, disse.
Licenciado em Engenharia Informática, considera-se um apaixonado pelo jogo de xadrez e espera um dia chegar ao título de Grão Mestre, o mais alto desígnio para um praticante da modalidade. E o próximo passo nesse objetivo foi prosseguir a sua carreira no Vitória, um passo que o deixa entusiasmado.
“Entusiasmado pela dinâmica e ambiente do clube, bem como pela força dos jogadores. Creio que o Vitória combina um bom espírito de equipa com vários dos melhores jogadores do país. Podemos alcançar muitos títulos juntos”, conclui.
Mais uma grande aquisição por parte do xadrez vitoriano, para acrescentar talento a um projeto desportivo que não deixa ninguém indiferente, quer pela capacidade de mobilização e promoção da modalidade, quer pelos resultados desportivos que não têm faltado nos últimos anos.