fbpx
preloader

António Machado transfere-se para os Conquistadores

Pivot de 21 anos é presença habitual nos escalões de formação da Seleção Nacional, vice-campeão europeu sub-19 pelo país e já conta com uma Taça de Portugal no palmarés. O jovem atleta muda-se definitivamente para Guimarães.

António Machado é uma das caras novas da equipa de andebol do Vitória Sport Clube para a época 2025/2026. O promissor pivot de 21 anos transfere-se do Sporting CP e é reforço dos Conquistadores, assinando um contrato válido por dois anos. Natural de Lisboa, começou a praticar a modalidade no Colégio de São João de Brito, clube que defendeu até 2019, mudando-se para os Leões para concluir a etapa formativa. Em Alvalade, somou jogos pelas equipas principal e B entre 2020 e 2022, estreando-se na EHF European League e conquistando uma Taça de Portugal, até ser emprestado ao Vitória FC, mudando-se depois, por empréstimo, para a Madeira, tendo representado o CS Marítimo entre 2023 e 2025.

Destacando-se como um jogador muito completo e com capacidade de liderança dentro e fora de campo, o nome de António Machado tem constado de muitas convocatórias dos escalões de formação da Seleção Nacional. Internacional pelos sub-16, sub-18, sub-19, sub-20, sub-21 e A, tem acumulado experiências importantes em competições de relevo da modalidade, destacando-se a participação no Europeu de sub-20 de 2024 e no Europeu de sub-20 de 2022, ajudando a comitiva portuguesa a ser vice-campeã do torneio nas duas ocasiões. Em 2023, representou o país no Mundial de sub-19, alcançando os quartos-de-final da prova.

Na chegada à Cidade Berço, António Machado mostrou-se feliz por começar a escrever um novo capítulo na carreira. “O projeto do Vitória tem muito potencial, tem crescido muito ao longo dos últimos anos e nota-se que há uma grande vontade de superação, de fazer sempre melhor do que aquilo que foi feito no passado e eu identifico-me com essa mentalidade”, disse nas primeiras declarações enquanto jogador vitoriano. “Estou muito feliz por estar aqui, pela oportunidade de continuar a crescer e evoluir. Estou a recuperar de uma lesão, já na fase final, e mal posso esperar para retomar o ritmo normal de treinos, para ter a mesma rotina dos meus colegas, sinto-me satisfeito e entusiasmado”, acrescentou.

Com mais de 70 jogos na principal divisão da modalidade em Portugal, António Machado sabe que este era um passo natural e assegura que vai pôr todas as suas competências à disposição dos Conquistadores. “Sou sobretudo um jogador de equipa, portanto, acredito que estaremos sempre mais próximos de vencer se cada um der o melhor de si porque isso faz com que os outros possam apresentar as suas melhores versões”, disse. Apesar da idade, já acumula muita experiência, mas sabe que ainda tem muito a aprender. “Tenho 21 anos, sei que tenho margem para evoluir e para crescer assim como muitos jogadores têm feito aqui e este parece-me ser um bom grupo, coeso, unido e com vontade de alcançar os objetivos comuns. Isso é muito importante para o sucesso de uma equipa”, rematou.