Concluída a participação na competição com um triunfo sobre a Croácia, o treinador Nuno Santos e os atletas Tiago Sousa, Alex Leite e Matias Abreu vão juntar-se aos trabalhos de pré-época dos Conquistadores

Depois de falhar o apuramento para a ronda principal do Mundial sub-19 que está a ser disputado no Egipto, a Seleção Nacional do escalão avançou para a President’s Cup, uma competição secundária para as equipas que não integram o top-16 e que serve para definir a classificação a partir do 17.º posto. Nesta fase da prova, Portugal só contou triunfos. Na final contra a Croácia, os portugueses venceram (33-30) e levantaram o troféu, que foi entregue a Tiago Sousa, jogador do Vitória Sport Clube, confirmando assim o 17.º lugar. O treinador vitoriano Nuno Santos, que orienta a Seleção Nacional sub-19, e os atletas Tiago Sousa, Alex Leite e Matias Abreu, convocados para a competição, vão regressar a Guimarães e juntar-se aos trabalhos de pré-época dos Conquistadores.
A participação lusa termina com sete jogos realizados, cinco triunfos e duas derrotas, ambas na fase de grupos, determinantes para arredar a comitiva portuguesa da ronda principal da competição. Fora do top-16, a Seleção Nacional orientada por Nuno Santos foi destacadamente a melhor, somando quatro triunfos em quatro jogos. Na fase de grupos da President’s Cup, Portugal apurou-se no primeiro lugar com 6 pontos, com mais um ponto do que as equipas apuradas em 1.º lugar dos restantes três grupos. Bateu depois as Ilhas Faroé para sonhar com o 17.º lugar e o troféu da prova secundária do Mundial. Na final, frente à Croácia, os portugueses foram obrigados a lutar e a contrariar os croatas, que lideraram o marcador na fase inicial do encontro. Consumada a reviravolta por 33-30, a comitiva lusa prepara-se agora para regressar a casa.
Tiago Sousa, capitão da Seleção Nacional e jogador do Vitória Sport Clube, recebeu o troféu das mãos de Frantisek Taborsky, membro do Comité Executivo da Federação Internacional de Andebol. Com o registo de 21 golos marcados em seis jogos, o central de 19 anos foi o terceiro melhor marcador da Seleção Nacional no Mundial sub-19. Alex Leite assinou 18 golos em sete jogos. Matias Abreu, que foi convocado ainda ao serviço do CS Marítimo, reforçando os Conquistadores este verão, marcou 19 golos em sete jogos.





