Extremo estadunidense de 26 anos está a viver a primeira aventura fora dos Estados Unidos da América

O Vitória Sport Clube vai contar com Sam Peek para a época 2025/2026 da equipa de basquetebol. O atleta natural dos Estados Unidos da América jogou profissionalmente nos últimos dois anos e muda-se agora para a Cidade Berço para a primeira aventura fora do país de origem. Decidido a escrever um novo capítulo na sua carreira em solo europeu, Sam Peek integra o plantel às ordens de Miguel Miranda.
Entusiasmado pela nova etapa na sua carreira, Sam Peek sentiu que este era o momento certo para dar o salto. “Joguei dois anos a nível profissional nos Estados Unidos, onde nasci e cresci, e estava pronto para dar o salto para jogar na Europa. Portugal, além de ser um país muito bonito, tem um nível muito interessante nesta modalidade”, disse. Ainda a dar os primeiros passos no conhecimento da realidade portuguesa, o atleta já teve oportunidade de viver de perto a paixão vitoriana. “Não sabia muito sobre o clube antes de me mudar, mas fui a um jogo de futebol e foi uma experiência incrível. Consegui perceber que os vitorianos realmente amam o clube e espero que também possamos experimentar este ambiente no nosso pavilhão”, destacou.
A adaptação a Guimarães e ao quotidiano português também tem sido positiva. “Consigo ver-me a gostar muito de viver aqui. A comida é ótima e a cidade é muito agradável, não é nada aborrecida. Há coisas suficientes para fazer por cá que me vão manter ocupado”, referiu. Ainda não domina a língua, mas já sabe algumas palavras-chave que o ajudam no quotidiano: “Ainda não sei muitas palavras, mas uso muito ‘obrigado’ e ‘desculpe’, especialmente quando passo pelas pessoas de trotinete”, contou com boa disposição.
A ambição é coletiva e individual: “Claro que em equipa ambicionamos chegar longe e ganharmos o maior número de jogos possível. Acho que temos uma equipa muito boa e que vai competir com todos os adversários. Pessoalmente, quero continuar a minha evolução e acho que jogar num país diferente, com uma liga diferente, pode ser importante no meu percurso”.
Inspirado nos maiores nomes da modalidade, define-se como um jogador completo. “Modelo o meu jogo em atletas como o Devin Booker, mas o LeBron é o meu jogador preferido. Tento tirar referências dos jogadores da NBA e adaptá-los ao meu estilo”, contou. Sam Peek já treina com a equipa às ordens de Miguel Miranda e está apto para o encontro de apresentação da equipa, frente ao Vasco da Gama, marcado para este sábado, dia 27 de setembro, no Pavilhão Unidade Vimaranense.

