fbpx
preloader

Open ANDDI promoveu o desporto adaptado

Certame contou com a presença de Silvério Alves, diretor das modalidades do Vitória SC e administrador da SAD, e demonstrou que o desporto deve estar ao serviço de todos sem exceção

O Vitória Sport Clube e a CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães organizaram, no passado dia 15 de fevereiro, o Open ANDDI de Judo Adaptado. O Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso recebeu dezenas de judocas e contou com a presença de Silvério Alves, diretor das modalidades do Vitória SC e administrador da SAD vitoriana, de Bruno Faria, presidente da direção da CERCIGUI, e de Nélson Felgueiras, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.

Decorreu, em simultâneo, o primeiro estágio da Seleção Nacional de Judown de 2025 e o primeiro Estágio Técnico de Judo ANDDI do ano. Para além da prova principal, o Open de Judo Juvenil Inclusivo acolheu atletas nascidos entre 2008 e 2013 que treinam nos escalões de iniciados, juvenis e cadetes. Neste certame, atletas de judo regular partilharam o tatami com atletas de judo adaptado num ambiente competitivo, mas sobretudo de aprendizagem e de troca de experiências.

Para além dos atletas locais que competem pelo Vitória SC/CERCIGUI, o concelho de Guimarães recebeu dezenas de atletas de judo adaptado de Monção, Valença, Viseu, Aveiro, Águeda, Lousã e Castelo Branco. O evento contou ainda com a participação de cerca de 20 voluntários nas áreas de arbitragem, primeiros socorros e serviços de apoio.

Como têm feito ao longo dos últimos anos, tornando o judo adaptado numa modalidade de referência do clube, o Vitória Sport Clube e a CERCIGUI demonstraram que o desporto é um direito de todos independentemente da sua condição mental, física ou social e que é uma ferramenta essencial para a reabilitação física, a qualidade de vida e a autoestima dos praticantes. O Open ANDDI de Judo Adaptado promoveu não só a competição, mas também a comunicação e o convívio social entre os atletas.