Prémio do mês de agosto foi entregue ao Vitória SC no Estádio D. Afonso Henriques

O Vitória Sport Clube foi distinguido pela Liga Portugal com o Prémio de Marketing e Comunicação de agosto de 2025 pela implementação da tecnologia NFC nas camisolas oficiais, um projeto pioneiro no panorama desportivo nacional que alia inovação, autenticidade e proximidade com os adeptos. A distinção reconhece o trabalho desenvolvido pelos departamentos de Marketing, Comercial e Comunicação do Vitória SC. A introdução, nas camisolas oficiais, de uma película com tecnologia NFC (Near Field Communication) permite aos adeptos acederem a conteúdos exclusivos e confirmarem a autenticidade do produto.
Com esta distinção, a Liga Portugal reconhece a visão inovadora do Vitória SC e o compromisso do clube em reforçar a ligação com os seus adeptos através de soluções tecnológicas que combinam tradição, autenticidade e modernidade.

José Eduardo Viamonte, vice-presidente do Vitória SC e administrador da SAD: “É um gosto para nós receber esta distinção da Liga Portugal. É sinal de que as nossas equipas dos departamentos de Marketing, Comercial e Comunicação se têm dedicado a inovar. Através da implementação da tecnologia NFC nas camisolas, quisemos adicionar um detalhe único às nossas camisolas. Um dos aspetos mais importantes é a luta contra a contrafação. Com este chip, tornámos a camisola exclusiva e difícil de ser replicada. Por outro lado, é um novo canal de comunicação com os nossos adeptos. É um privilégio, para nós, fazê-lo. Sabemos que fomos pioneiros em Portugal. Sabemos que já há clubes a seguir-nos e isso indica-nos que fizemos um bom trabalho. É um mérito coletivo.”
Rui Xavier, Diretor de Marketing do Vitória SC: “Incorporámos uma película NFC. Esta tecnologia, praticamente impossível de recriar e replicar, encontra-se em todas as camisolas comerciais. Dá acesso a uma plataforma de autenticação da camisola. Desta forma, as pessoas conseguem ver que é uma camisola oficial e comprada na loja. Neste portal, há conteúdos exclusivos e é uma nova forma de comunicar. Isto também nos permite fazer ativações de marca e explorar novos espaços para os nossos parceiros. No futuro, vamos conseguir associar o cartão de sócio ao NFC. Isto vai dar-nos a possibilidade de as pessoas conseguirem entrar no estádio com o NFC, saber quem fez a compra e tem a camisola. Isso vai conferir ainda mais dinâmica às campanhas comerciais e de marketing. Naturalmente, agradecemos à Liga Portugal porque este prémio valoriza o nosso projeto, que foi inovador em Portugal.”

